Três candidatos da capital catarinense foram aprovados pelo Júri Nacional do Programa Bandeira Azul à certificação Bandeira Azul para a temporada 2018/2019. São eles: Lagoa do Peri, na categoria Praias, Iate Clube de Santa Catarina, na categoria Marinas, e Água Viva Mergulho, na categoria Embarcações de Turismo Sustentável.
Toda a documentação foi encaminhada ao Júri Internacional, que se reunirá em setembro em Copenhagen para definir os vencedores. O resultado final será divulgado em outubro.
“A possibilidade de ganharmos é grande, pois, pelo que acompanhamos, os candidatos têm cumprido os requisitos exigidos. Ter o selo Bandeira Azul é estar inserido num seleto grupo, que gera visibilidade e atrai turistas internacionais”, afirma o superintendente de Turismo, Vinicius de Lucca Filho.
Iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education – Fundação para Educação Ambiental), o Programa Bandeira Azul tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a proteção do meio ambiente, contando com o apoio de diversas instituições internacionais.
O título é concedido àqueles que cumprem, mundo afora, critérios relacionados à gestão ambiental, qualificação da infraestrutura e segurança.
Considerada a mais importante da categoria em todo o mundo, a Bandeira Azul é atribuída anualmente por uma ONG às praias, marinas e embarcações de turismo sustentável que atendem um conjunto de requisitos socioambientais, entre eles limpeza, qualidade da água, ações ambientais e turismo sustentável.
Para ser certificada, o candidato deve passar por três instâncias de avaliação, começando pelo operador nacional do programa, que encaminha a inscrição para o júri nacional e, finalmente, o júri internacional. No Brasil, o programa é operado, desde 2004, pelo Instituto Ambientes em Rede, de Florianópolis.
Quer receber as notícias no WhatsApp?
- Região de Jaraguá do Sul – Clique aqui
- Região de Joinville – Clique aqui
- Região de Florianópolis – Clique aqui