Florianópolis recebe certificações do Programa Bandeira Azul

Florianópolis recebeu três certificações do Programa internacional de qualidade ambiental Bandeira Azul, durante encontro do Grupo de Trabalho do Turismo Náutico, realizado pela Secretaria de Estado de Turismo.

O evento contou com a presença do ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, o presidente do GT Náutico de SC, Mané Ferrari, o prefeito em exercício de Florianópolis, João Batista Nunes, a coordenadora do Programa Bandeira Azul no Brasil, Liana Bernardes e demais autoridades.

Evento teve presença do ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, e do prefeito em exercício, João Batista Nunes | Foto Cristiano Andujar/PMF/Divulgação

A Lagoa do Peri recebeu a certificação Bandeira Azul pelo quarto ano consecutivo, junto com o Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros  da Ilha e a operadora Água Viva Mergulho. Também receberam a Bandeira Azul as praias de Palmas e Praia Grande, em Governador Celso Ramos, Estaleiro e Estaleirinho, em Balneário Camboriú, e Piçarras, além da marina Tedesco, de Balneário Camboriú.

O evento apresentou ainda duas iniciativas do governo federal para disciplinar a exploração de áreas litorâneas: o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro e o Projeto Orla.

“É preciso uma ação de comprometimento para sermos uma cidade limpa. Por isso, a prefeitura tem assumido as metas do Programa Lixo Zero, precisamos dar o exemplo em todas as áreas. As empresas públicas e privadas também precisam seguir nesse propósito”, ressaltou o prefeito de Florianópolis em exercício, João Batista Nunes.

A certificação Bandeira Azul ressalta também outras ações desenvolvidas na Capital pela Prefeitura.

“Nunca se investiu tanto em balneabilidade como em nossa administração. São 10 projetos desenvolvidos em Florianópolis, em parceria com a Casan, e investimento de mais de R$ 417 milhões para resgatar áreas degradadas”, complementou João Batista.

O que é o programa Bandeira Azul?

O evento apresentou ainda duas iniciativas do governo federal para disciplinar a exploração de áreas litorâneas | Foto Cristiano Andujar/PMF/Divulgação

O Programa Bandeira Azul tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes.

O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education – Fundação para Educação Ambiental) que conta hoje om apoio de diversas instituições internacionais. No Brasil é operado pelo Instituto Ambientes em Rede, com sede em Florianópolis/SC.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?