Florianópolis é a primeira cidade de SC a exigir o Passaporte da Vacina

A prefeitura de Florianópolis começa a exigir a partir desta terça-feira (16) o Passaporte da Vacina em eventos com público maior de 500 pessoas. A exigência é feita para adultos maiores de 18 anos, que deverão estar com o esquema vacinal completo; e para pessoas de 12 a 17 anos, que devem ter ao menos uma dose.

Os eventos atingidos pela medida são shows, feiras, congressos e jogos. Neste caso, os clubes de futebol, Avaí e Figueirense, por exemplo, já estava exigindo dos torcedores o esquema de vacinação para assistirem aos jogos.

 

 

Para comprovação do esquema vacinal completo, as pessoas devem apresentar comprovante de vacinação por meio do aplicativo “Conecte SUS”, ou plataformas integradas à sua base de dados.

Serão aceitos também, cadernetas ou cartão de vacinação impresso em papel timbrado emitido pela Secretaria Municipal de Saúde ou outras instituições governamentais nacionais ou estrangeiras que contenha registro de aplicação de duas doses, ou dose única.

As fiscalizações das medidas serão feitas pela Vigilância Sanitária Municipal, que já vem fazendo ações para orientar estabelecimentos sobre a importância da vacinação e das medidas sanitárias vigentes.

Os estrangeiros, que não têm cadastro no SUS, deverão apresentar o comprovante de imunização do seu país de origem.