As festividades do Divino Espirito Santo iniciam em três comunidades neste final de semana, nos bairros Centro, Trindade e Ribeirão da Ilha. No Centro, a comemoração iniciou nesta quinta-feira (17) e seguira até domingo (20), na Rua Emilio Blum, 124, ao lado da Praça dos Bombeiros. No Ribeirão da Ilha, as festividades estão em andamento desde 06/05 e ocorrem também nesta sexta-feira (19) e no sábado (20), na Paróquia Nossa Senhora da Lapa. Na Trindade, as festividades do Divino começam nesta sexta-feira (18) com uma vasta programação que segue até o próximo domingo (27), na Pracinha da Trindade.

Em todas as comunidades que realizarão o evento será entregue o Registro das Festas do Divino Espírito Santo do Município de Florianópolis, considerando Bem de Natureza do Patrimônio Imaterial ou Intangível do Município, no Livro de Celebrações. Além destas três, as festas serão realizadas nas comunidades do Centro, Trindade, Ribeirão da Ilha, Monte Verde, Prainha, Estreito, Rio Tavares, Pântano do Sul, Campeche, Lagoa da Conceição, Santo Antônio de Lisboa, Rio Vermelho, Barra da Lagoa e Canasvieiras. Os municípios convidados são: Governados Celso Ramos, Bombinhas e Santo Amaro da Imperatriz além da comunidade do Bairro Enseada do Brito de Palhoça.

Considerada a maior festa popular do Arquipélago de Açores. Esta herança tradicional, em Florianópolis, faz parte da programação de comemoração aos 270 anos da presença açoriana em Santa Catarina.
Promovido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, o evento, que recebe o apoio da Prefeitura desde 2010, tem o objetivo de fortalecer as Festas do Divino nas comunidades.