Um sistema de alta pressão sobre o Sul do Brasil derruba as temperaturas neste fim de semana.

Conforme a Epagri/Ciram, neste sábado a mínima para o Litoral Sul é de 15 graus e a máxima não passa dos 26.

Para amanhã, ainda mais friozinho, com mínima de 12 graus e máxima não ultrapassando os 25.

Bem diferente da sensação de calor de 49 graus no início da semana.

E na Serra, teve geada.

Segundo os meteorologistas Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer, por volta da 1h30min começou a formar geada (foto/carro de Mycchel Legnaghi), porém depois das 3h e 4h nublou e derreteu.

Recorde

“Tivemos geada em vários pontos da Serra e região de Fraiburgo, Lebon Régis, Curitibanos e baixadas. Como previsto, frio acentuado em SC, sobretudo nos setores do Oeste a Serra onde as mínimas variaram entre 12 a 5ºC com formação de geada em Urupema com registro de 0,2ºC”, detalha Coutinho.

Segundo ele, foi recorde de mínima em fevereiro na estação de Urupema: 0,2°C (Epagri) e a menor desde a abertura da estação.

“Algumas lavouras de feijão da região de Fraiburgo, Lebon Régis e Curitibanos podem ter sido afetadas pela geada. Desde 2008 e 1991 que não dava um frio assim na região em fevereiro”, acrescenta.

Alerta

A Defesa Civil alerta que, a partir da manhã deste sábado, na região costeira, entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, o mar fica agitado, resultando em ondas de direção de sul/sudeste com altura entre 2,5 e 3 metros.

Entre o sábado e domingo há previsão de ressaca em toda região costeira.

O mar estará agitado resultando em perigo de navegação e atividade de pesca.