Filhotes de golfinhos são encontrados mortos na Praia da Joaquina, em Florianópolis

Filhotes de golfinhos foram encontrados mortos, na Praia da Joaquina | Foto R3 Animal

Por: Ewaldo Willerding Neto

11/10/2020 - 15:10 - Atualizada em: 11/10/2020 - 15:48

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

 

Dois filhotes de golfinhos foram encontrados mortos, na Praia da Joaquina, em Florianópolis na manhã deste domingo (11). Os animais foram recolhidos pelas equipes da ONG R3 Animal foram e levados para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal), no Bairro Rio Vermelho, também na Capital.

Os golfinhos da espécie toninhas mediam 78 centímetros e 85 centímetros de comprimento. Elas passarão por necropsia para tentar descobrir a possível causa da morte.

A toninha (Pontoporia blainvillei) é a espécie de golfinho mais ameaçada de extinção no Atlântico Sul. Ela ocorre apenas no Brasil, Uruguai e Argentina. Sua característica mais marcante é seu rostro extremamente comprido e fino, com uma testa bulbosa.

A toninha é a espécie de golfinho mais ameaçada de extinção no Atlântico Sul | Foto R3 Animal

 

A toninha é um dos menores cetáceos, podendo atingir até 1,70m, costuma viver em pequenos grupos de dois a cinco animais e tem um comportamento muito discreto, o que a torna muito difícil de ser avistada no ambiente marinho. Ela ocorre em regiões costeiras e se alimenta de peixes, cefalópodes e crustáceos.

As capturas incidentais (bycatch) são as principais causas de morte da espécie. A mortalidade em redes de pesca costeiras , principalmente de emalhe, é registrada há mais de meio século, no Brasil, Uruguai e Argentina.

Animais foram levados necropsia para tentar descobrir a possível causa da morte | Foto R3 Animal

 

Fique atento

  • Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341, das 7h às 17h. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!
  • O CePRAM/R3 Animal fica localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, unidade de conservação sob responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC), em parceria com a Polícia Militar Ambiental.
  • O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
  • O objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.
  • O PMP-BS é realizado desde Laguna até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, o Trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.