Fevereiro terá chuva e temperatura acima da média em SC, prevê Epagri/Ciram

Foto Arquivo Pixabay

Por: Felipe Elias

30/01/2021 - 15:01

O mês de fevereiro deve ser marcado por chuva frequente e temperatura acima da média em Santa Catarina, especialmente no Litoral. Em março, a chuva diminui e os totais devem ficar próximos à normalidade no estado. Já em abril, a previsão é de chuva abaixo da média climatológica. As informações foram divulgadas pela Epagri/Ciram.

Chuva

As meteorologistas Gilsânia Cruz e Marilene de Lima reforçam que nesta época do ano, sobretudo em fevereiro, é alta a incidência de temporais com raios, granizo e ventania em Santa Catarina. A média mensal em fevereiro é de 150 a 170 mm no Planalto e chega de 190 a 210 mm no Oeste, Meio Oeste e Litoral.

Em março, diminuem as chuvas de verão e, principalmente, a partir da segunda quinzena, as frentes frias atuam com mais frequência no Sul do Brasil, sendo responsáveis pela maior parte da chuva em Santa Catarina. A média mensal varia de 100 a 130 mm do Oeste ao Planalto e de 150 a 210 mm no Litoral. Em abril, a chuva diminui ainda mais e a média mensal fica em torno de 110 a 170 mm no estado.

A partir de março, os ciclones extratropicais atuam com mais frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocando vento intenso, mar agitado com ressaca e perigo para navegação.

Temperatura

A previsão para os próximos três meses é de temperatura próxima a acima da média climatológica em Santa Catarina, com números mais elevados nos meses de verão (fevereiro e março). No início do trimestre, as temperaturas estarão mais altas devido às massas de ar quente que seguem atuando com frequência.

Segundo a Epagri/Ciram, podem ocorrer episódios isolados com temperatura mais baixa na madrugada e no amanhecer, sendo mais comum no fim de março e em abril, com a chegada das primeiras massas de ar frio ao estado.