Para quem espera por um mês de fevereiro de temperaturas mais baixas e calor menos intenso, a notícia não é boa. Segundo o meteorologista Marcelo Martins da Silva, do sistema Epagri Ciram, fevereiro deve ser uma repetição de janeiro o que, de acordo com ele, é bastante comum.

“As temperaturas devem permanecer nas mesmas médias. Janeiro e fevereiro são os meses mais quentes do ano e com situações bastante semelhantes”, explica.

De acordo com Silva, a temperatura média deve ficar em 24°C, o que não significa menos calor. Ele explica que a média costuma ficar muito abaixo do que se sente durante o dia porque o dia costuma iniciar com temperaturas na casa dos 22°C e chegar a 35°C durante a tarde.

Já o cálculo de temperatura máxima média fica em 28,5°C, diz o meteorologista. Ele afirma que o dia 3 de janeiro foi o que registrou maior temperatura até o momento na cidade: 39,1°C, o que pode se repetir em fevereiro.

“As condições serão parecidas, portanto, as temperaturas podem sim chegar a 39°C”, avalia.

Assim, o verão deve seguir com as temperaturas acima da média em fevereiro e não apenas em Jaraguá do Sul, mas em todo o estado, com ondas de calor mantendo o calor, inclusive no período noturno.

As chuvas também seguem acima da média, ocorrendo com frequência, porém mal distribuídas, o que de acordo com o sistema, é característica típica da estação.

Com a passagem rápida de frentes frias, especialmente pelo litoral catarinense, as conhecidas chuvas de verão – localizadas e de curta duração – terão médias de 200 milímetros no litoral e no Vale do Itajaí, aponta a previsão.

Confira o registro de temperaturas de janeiro

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?