Sucesso absoluto. Este é o sentimento dos organizadores do evento que abriu oficialmente o calendário da 32ª Schützenfest, o Schützenplatz (Festa dos Atiradores na Praça). No último sábado (30), a Praça Ângelo Piazera recebeu integrantes das 17 sociedades de atiradores, comissão central organizadora, majestades do tiro e da beleza, além de um grande número de pessoas que simpatizam com a Schützenfest. A presença de público, superou as expectativas dos organizadores.

Não faltaram comidas típicas, os chopes oficiais da festa e o resgate das tradições germânicas. A busca do Rei e da Rainha do Tiro deu a partida às comemorações, acompanhados da Banda Euterpe/Banda da Scar, que animou o público durante o evento.

Os grupos folclóricos encantaram com as suas apresentações e levado as pessoas a entrarem no clima dançando ao ar livre. A CCO calcula que cerca de 2.000 pessoas prestigiaram o evento.

“Foi um momento importante para resgatar as tradições e reunir as sociedades e o público, que estavam ansiosos por este encontro, após a pandemia. Foi uma prévia de como será a nossa 32ª Schützenfest, de reencontro, alegria e diversão em família”, resumiu prefeito Jair Franzner.

Esta foi a segunda edição do Schützenplatz, que se firmou no calendário da festa. A primeira, ocorreu em 2019.

Veja as fotos (arraste para o lado):

Crédito das imagens: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

Schützenbaum

O próximo evento cultural ao ar livre nos moldes da Schützenplatz, o Schützenbaum está agendado para o dia 10 de setembro. Já tradicional no calendário da Schützenfest, o encontro tem origem nas festividades do Maibaum, realizadas na Baviera, Alemanha, onde, o tronco de uma árvore é erguido e enfeitado com os símbolos das profissões, das religiões e emblemas políticos e culturais conhecidos na localidade.

Esta festividade simboliza a esperança de uma primavera fecunda e uma boa época de verão. As festividades do Maibaum foram adaptadas, tendo como significado a "árvore dos atiradores", que simboliza o desejo de que a Schützenfest seja motivo de alegria e confraternização.

O Schützenbaum sustenta as bandeiras do Brasil e Alemanha, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, da ACSTVI (Associação das Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu) e das sociedades de tiro esportivo promotoras da 32ª Schützenfest, além do brasão do Município.

A concentração para o desfile ocorre em frente à estação ferroviária, com deslocamento pela Avenida Getúlio Vargas, passando pelo calçadão, até a Praça Ângelo Piazera.

A 32ª Schützenfest está agendada para os 10 a 20 de novembro, no Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe.