Festa do Divino Espírito Santo acontece neste fim de semana em São José

Por: OCP News Jaraguá do Sul

10/05/2018 - 10:05 - Atualizada em: 10/05/2018 - 10:32

A 168ª edição da Festa do Divino Espírito Santo de São José, reconhecida como Patrimônio Imaterial do Município, acontece neste fim de semana no Centro Histórico. Para celebrar a fé e a cultura açoriana com a comunidade, a programação inicia no sábado (12) e segue até segunda-feira (14) reunindo o tradicional encontro das bandeiras do Divino, o cortejo da Família Imperial, a coroação do Imperador, além de diversas atividades culturais, artísticas e gastronômicas.

Neste ano, a Festa do Divino de São José é organizada por um grupo imperial, formado por sete casais festeiros. Como a manda a tradição, um dos pontos altos da festividade é o oferecimento Divina Sopa pelos casais festeiros à comunidade no entorno da Praça Hercílio Luz, em um gesto que representa o amor ao próximo e o espírito da partilha entre todos.

A Festa do Divino Espírito Santo foi instituída em 1296, na Cidade de Alenquer, em Portugal, pela rainha Isabel de Aragão, a rainha santa, esposa de Dom Dinis, Rei de Portugal. A festa é fruto de uma promessa para que a paz pudesse reinar entre Portugal e o Reino Independente de Aragão que estavam em guerra.

As promessas da rainha e do povo foram atendidas e a paz voltou a reinar. Desde então, num gesto de adoração e de ação de graças ao Espírito Santo, elege-se um Imperador entre as pessoas simples do povo e organiza-se um cortejo, tendo o casal imperial um destaque especial. Ele é coroado e recebe o cetro real. Durante a festa, o Imperador passa a reinar, exercendo um serviço comunitário e de caridade.

Confira a programação:

  • Sábado – 12 de maio
    18h – Abertura Oficial da Festa
    18h30 – Cortejo com a Família Imperial
    19h – Santa Missa Solene
  • Domingo – 13 de maio 
    9h – Cortejo com a Família Imperial
    9h30 – Santa Missa Solene
    14h – Tarde de Prêmios
    18h30 – Cortejo com a Família Imperial
    19h – Santa Missa Solene
  • Segunda – 14 de maio 
    19h30 – Cortejo com a Família Imperial
    20h – Santa Missa de Ação de Graças, que será presidida pelo Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck e apresentação dos festeiros de 2019.
    22h – Sorteio e entrega de prêmios

*Com informações da Prefeitura de São José