Festa das Flores de 2017 tem duas plantas vencedoras

Por: OCP News Jaraguá do Sul

15/11/2017 - 07:11 - Atualizada em: 16/11/2017 - 07:58

A Festa das Flores já conhece as plantas campeãs da 79ª edição do evento. O resultado foi divulgado na tarde desta terça-feira (14). As duas plantas campeãs são de Joinville. Foram vencedoras a espécie Laelia purpurata do produtor Ingomar Giesler (foto), e uma Laelia pulcherrima, de Silvio Rumf.

Todas as quatro mil plantas expostas concorreram. O julgamento foi feito por uma comissão nacional formada por 40 profissionais, representantes de associações, parceiros e colecionadores amadores de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.

A campeã Laelia Purpurata – flor que deu origem a festa – tem pétalas largas, sépalas retas, o labelo praticamente perfeito e um colorido marcante. Os avaliadores também fazem uma análise do vegetal e tamanho da planta de acordo com o vaso.

“Florescem para a nossa exposição 28 variedades da Laelia. Avaliamos a simetria da flor, é olhar e imaginar o círculo. O desejo do orquidófilo é que quanto mais fechada a circunferência, melhor a qualidade”, explicou o diretor técnico da Festa das Flores, João Hellmann.

Além das duas campeãs, outras plantas foram destacadas entre as campeãs em seus grupos como: micro-orquídeas, espécies botânicas, cattleyas, híbridos de cattleya, phalaenopsis e afins, vanda e afins, dendrobium, mitonia, bromélias, anthurium, cactos, plantas ornamentais, bonsais, suculentas, entre outras.

“O concurso é uma forma de valorizar o trabalho do colecionador, de quem cultiva a planta. Uma premiação diferenciada traz plantas de qualidade ainda melhor”, explicou Helmann.

LEIA TAMBÉM: Confira os horários e ingressos de acesso à Festa das Flores

*Com informações da Prefeitura de Joinville