Cenas de praias e festas lotadas, como as registradas no último feriadão no litoral de Santa Catarina, refletirão em aumento de casos de Covid-19 nos próximos dias. Esta é a avaliação feita pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro. Para ele, parte da população está confundindo “regramento com relaxamento”.
“O problema é que as pessoas ainda não entenderam. Estamos criando regras para todas as atividades econômicas e sociais e nosso maior problema é a fiscalização”, disse. “Se as pessoas continuarem confundindo regramento com relaxamento, nossa batalha contra a Covid-19 será inglória”.
Segundo Motta Ribeiro, o cenário em Santa Catarina apresenta números favoráveis, mas o patamar dos óbitos e de números de casos ainda é preocupante. Em apenas uma semana, o estado saltou de seis para oito mil casos ativos.
“Em Santa Catarina, a doença diminuiu a velocidade, mas os números dos últimos dias nos mostraram uma ampliação considerável no número de casos confirmados. Precisamos entender esse cenário”, afirmou. “Vamos reforçar as ações de conscientização e vigilância, mas nada disso adianta se a sociedade não aderir”.
De acordo com o secretário, as regras sanitárias também devem ser fiscalizadas pelos municípios. “A responsabilidade é também do gestor público, mesmo que ele esteja em campanha política. É preciso saber distinguir o que é benefício próprio do bem social”.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram Jaraguá do Sul