DECLAMAÇÃO DE POESIA E FEIRA DO LIVRO
Incentivar a leitura, valorizar os autores e disponibilizar uma rica vivência a todos que tiveram a oportunidade de visitar a feira que ocorreu em nossa cidade, este é o grande resultado da 11ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul.
Parabenizamos os organizadores desse grandioso evento!
Nossos alunos, além de visitar e participar das programações da feira, marcaram presença no Concurso Municipal de Declamação de Poesia.
Estamos muito orgulhosos com o desempenho de todos, que representaram nossa escola de forma primorosa.
Arte para pensar o mundo!
A arte está presente em diversos aspectos da nossa vida, seja para conhecer diferentes culturas através das tradições e do folclore de outros povos; para observar e ler o mundo, como é possível perceber, nas belas pinturas de Pedro Américo. Também podemos expressar os nossos sentimentos mais profundos, como fez Salvador Dalí com o movimento surrealista, em que os sonhos, tornaram-se realidade em pinturas um tanto quanto instigantes aos nossos olhares; ou ainda, para nos mostrar que somos capazes de tamanha violência, como retratou Picasso, em sua obra Guernica. Mostrando que a guerra, a violência e a morte nos transfiguram, nos fragmentam e assombram os nossos sonhos de um mundo melhor.
Acreditamos que, a função da arte no espaço pedagógico vá além dos meros trabalhos levados para casa, vai além de desenhar e pintar muito bem, mas sim do desejo de mudar o mundo. Ser criativo na forma de viver, e de inspirar a sociedade a agir e pensar uma sociedade mais justa e humana. Essa é a função da arte na escola, dar espaço para que os nossos jovens possam expressar seus anseios, através de diferentes práticas artísticas, como: a música, a dança, o teatro, cinema, as artes plásticas e visuais e outras tantas que surgiram na contemporaneidade. A arte é o lugar de respiro, em meio a nossa sociedade tão conturbada, em que a liberdade criativa pode se manifestar sem os temores do certo e errado, pois, no processo artístico tudo é permitido, e é nessa liberdade que encontramos as potencialidades criativas. É através da sensibilidade que o autêntico encontra espaço para vigorar em nossa sociedade.
Portanto, a arte vai além, dos padrões de beleza impostos pela indústria cultural das grandes massas, está além dos meros desejos de decoração e diversão. Ela extrapola a nossa capacidade de ver e nos provoca a pensar e agir de maneira diferente, da maneira como acreditamos quando somos jovens, a maneira de mudar o mundo para melhor.