Nesta quinta-feira (21), acontece em Jaraguá do Sul a 4ª feira de agricultores locais, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, como uma alternativa para que os produtores rurais tivessem como comercializar seus alimentos.

Conforme o responsável pela pasta, Daniel Peach, boa parte dos agricultores da cidade faziam a entrega de seus produtos para escolas e com as aulas presenciais suspensas, a feira surgiu como uma nova oportunidade para os negócios.

Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul

Na feira, é possível encontrar frutas, verduras, hortaliças, bolachas, mel, panificações, embutidos, conservas, entre outros produtos.

O produtor Vanderlei Lenz comenta que há alguns anos já buscava implementar uma feira como esta, mas que apenas agora, com as medidas restritivas por conta do coronavírus, ela foi viabilizada. "Conseguimos um lugar para vender nossos produtos", comemora.

Lenz, que tem a produção focada em repolho, brócolis e couve-flor, entrega os produtos para cozinhas industriais, redes de mercado e em escolas de Blumenau.

Foto: Eduardo Montecino/Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul

Por não depender exclusivamente das instituições de ensino, ele não teve perdas significativas com o começo da pandemia.

"Por incrível que pareça, as vendas aumentaram. Estamos atendendo pedidos através do Facebook e as pessoas vêm até aqui para buscar. Estou bem satisfeito com as vendas", comenta.

Cuidados com o coronavírus

Por lidarem com o manuseio de produtos alimentícios, os expositores apenas redobraram os cuidados que já existiam. Tanto a pessoa que está vendendo, quanto o comprador precisam utilizar máscaras e higienizar as mãos com álcool em gel.

"A população não toca no alimento. A pessoa escolhe aquilo quer e o feirante organiza tudo", explica Peach.

Ele garante ainda que nas próximas feiras haverá marcações no chão, para delimitar o espaço entre os clientes.

Futuro da feira

Nesta quinta-feira, o encontro de agricultores acontece em frente a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, na rua Ângelo Rubini, nº 600, na Barra do Rio Cerro, das 7h às 12h.

A partir da próxima semana, a feira será transferida para o Mercado Municipal de Jaraguá do Sul, onde já são realizadas outros eventos do gênero.

Foto: Eduardo Montecino/Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul

A partir da próxima semana a feira será realizada também aos sábados, em frente a Secretaria de Desenvolvimento Rural, no mesmo horário.

O objetivo dos agricultores agora é levar este formato de comercialização para outros locais da cidade, como o Parque Linear Via Verde.

"A ideia é que a feira continue depois que as aulas voltarem para o modo presencial, até mesmo para incentivar os agricultores a produzirem", afirma o secretário.

 

Confira a reportagem da OCP TV:

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul