O tempo bom do fim de semana na região levou milhares de visitantes a Corupá, no Norte catarinense, onde foi realizada a 5ª Feira Catarinense de Flores e Plantas Ornamentais (Fecaplant), firmando-a como referência no Sul do Brasil e atraindo expositores dos Estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais, que divulgaram as novidades referentes à atividade a horticultura e floricultura.
Foram 110 expositores de flores, plantas ornamentais, maquinários e implementos agrícolas, além de feira de artesanato e praça de alimentação. O balanço de público e movimento econômico da feira deve ser divulgado pela comissão organizadora ao longo desta semana.
A Fecaplant ocorre a cada dois anos e permite intercâmbio entre os diversos segmentos da cadeia produtiva que vão desde as instituições, técnicos, produtores, fornecedores, comerciantes , decoradores, arquitetos, contribuindo para a ampliação do mercado desta atividade.
A promoção é da Associação dos Produtores de Plantas Ornamentais de Santa Catarina (Aproesc), Associação dos Produtores de Plantas Ornamentais de Corupá (Proplant) e tem apoio da Prefeitura de Corupá, Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Jaraguá do Sul e Epagri. Na sexta-feira foi realizado também o 17º Fórum Catarinense de Floricultura, com participação dos maiores pesquisadores e autoridades da floricultura brasileira.
Segundo o coordenador da comissão organizadora da Fecaplant, Paulo Cesar Ruthes, apesar do momento de crise no País, a feira registrou movimento expressivo, devido ao bom tempo e aos preços atrativos das flores e plantas ornamentais comercializados diretamente pelos produtores. “Notamos que famílias inteiras compareceram a Fecaplant no fim de semana e aproveitaram para comprar plantas e flores a valores bem mais em conta. Além disso, a proximidade com o Dia dos Namorados também ajudou nas vendas”, conclui.
*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Corupá