Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

FCam de Palhoça cede drone à Defesa Civil para fiscalização ambiental

Drone vai ajudar na fiscalização ambiental | Foto PMP

Por: Ewaldo Willerding Neto

14/12/2020 - 10:12

 

A Fundação Cambirela do Meio Ambiente (FCam) cedeu um drone DJI Mavic Mini para uso da Defesa Civil de Palhoça, por meio de um convênio de cooperação técnica.

O equipamento foi adquirido com recursos de compensação ambiental (mecanismo financeiro que visa a contrabalançar os impactos ambientais ocorridos ou previstos no processo de licenciamento ambiental).

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

“São construtores que têm que pagar uma compensação ambiental ao poder público, não necessariamente com plantio ou doação de muda. Quando a atividade causa impacto ambiental, é avaliado o valor do empreendimento e é feito um cálculo para a compensação ambiental“, explica o analista ambiental da FCam Jackson Simas.

A parceria entre a FCam e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública, foi sacramentada com a assinatura de um convênio de cooperação técnica para a execução de atividades de proteção ambiental.

A cessão de uso do drone atende a uma reivindicação da própria Defesa Civil, que está constantemente em busca de convênios com órgãos e instituições.

Agora, o drone passa a ser utilizado pela Defesa Civil, por tempo indeterminado, para ações como levantamento e reconhecimento de áreas de risco.

A FCam possui dois profissionais habilitados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac, agência reguladora federal que normatiza e supervisiona a atividade de aviação civil no Brasil) para a operação do drone, e a Defesa Civil já tem um profissional habilitado e outros dois em processo de habilitação.

“Este tipo de equipamento vai servir para que a gente faça o mapeamento de áreas de risco e também de rios, principalmente. Estamos com um projeto alinhado para também trazer embarcações para a Defesa Civil, e vamos doar uma para a FCam, porque eles também precisam. Então, este convênio de cooperação serve para que nós tenhamos uma parceria para trabalhar em conjunto”, reflete o coordenador municipal de Defesa Civil, Júlio Marcelino.

O secretário de Segurança Pública, Alexandre Silveira de Sousa, enaltece a importância das compensações ambientais e do convênio estabelecido entre as instituições: “É muito importante receber este tipo de equipamento, porque a Defesa Civil e a Secretaria de Segurança fazem um trabalho de prevenção e um trabalho de fiscalização fundamental no município com relação a questões ambientais, um trabalho que é realizado de forma integrada com a FCam”.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.