O italiano Stefano Cutrupi foi o fazendeiro que colheu a abóbora mais pesada do mundo, de 1,2 tonelada. Ele bateu o recorde mundial do maior peso de abóbora em um festival na cidade de Peccioli, na Itália. O peso da abóbora é maior do que um carro compacto.
O Guiness World Records reconheceu a marca. Durante o momento da pesagem o fazendeiro confessou ao site Guiness que ficou nervoso, pois vinha cultivando abóboras gigantes desde 2008.

Foto: Divulgação/Guiness World Records
“Na hora da pesagem, eu estava de costas para a tela. Quando meus amigos e o público viram o peso, eles me levaram para a comemoração. Naquele momento, eu sabia que tinha conseguido. Gritei até perder minha voz”, disse.
Como se não bastasse ter levado o primeiro lugar, o fazendeiro também ficou com os 2º e 3º lugares da competição com outras duas abóboras que pesavam 978,99 e 794,51 quilos.
Segundo o fazendeiro, ele disse que precisou se adaptar ao clima do país para realizar o cultivo da abóbora. A região da Sicília, onde foi o cultivo, chegou a registrar temperaturas de 48,8°C em agosto do ano passado.

Foto: Divulgação/Guiness World Records
“O controle climático é um fator essencial desde a germinação até a colheita. Para permitir que as plantas se expressem no seu melhor, é uma questão de aquecimento, resfriamento, sombreamento, nebulização, irrigação quando necessário”, disse ao Guiness.
O fazendeiro disse que “não há segredos” para cultivar as abóboras gigantes.
“Como em qualquer outro campo, trata-se de perseguir a meta com método e perseverança”, completou.