Medicamentos devem ser tomados sempre com orientação do profissional da saúde, em quantidade certa e dentro do prazo de validade. Essas são algumas das orientações que farmacêuticos estão passando às pessoas que retiram remédios na Farmácia Escola de Joinville para marcar o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. 

Durante toda a semana de 7 a 11 de maio, próxima sexta-feira, a Farmácia Escola da Secretaria da Saúde de Joinville e acadêmicos da Faculdade de Farmácia da Universidade de Joinville (Univille) estão orientando os usuários e realizando exames de pressão arterial e glicemia. O endereço da Farmácia Escola é a rua Ministro Calógeras, 439, Bucarein.

“Nosso objetivo é mostrar para as pessoas que remédios devem ser usados somente com orientação médica, na dose certa, nos horários e vias indicados. Jamais seguir sugestão do vizinho ou usar remédio fora do prazo de validade”, resumiu a farmacêutica e coordenadora da Farmácia Escola, Janaína Banin.

Segundo as estatísticas atuais, cerca de 4 mil pessoas todo mês são internadas em unidades de saúde devido ao mau uso de medicamentos. 

A ação da Farmácia Escola durante esta semana deve fazer o alerta chegar a cerca de 300 pessoas. “Por dia estamos conversando com um público de 50 a 70 pessoas. A maioria são pessoas idosas que usam medicamentos de uso contínuo como hipertensos e diabéticos”, explica Janaína Banin.

Ela lembra que outro problema além da automedicação é o descarte. “Nunca devem ser jogados no lixo, mas sim levados a uma unidade de saúde. Medicamentos são elementos químicos que poluem o solo quando jogados no lixo”, enfatizou a farmacêutica.

Além da Farmácia Escola, as orientações também estão sendo levadas às unidades de saúde, universidades e durante a 2ª edição do Mexa-se Mais, realizado pela Secretaria de Esportes, em conjunto com as Secretarias da Saúde e Assistência Social. Esta edição será no próximo dia 26, no bairro Comasa.

Mais dicas sobre o uso de medicamentos

  • Siga rigorosamente o que o profissional de saúde disse.
  • Consuma a quantidade certa e nos horários marcados na receita médica.
  • Mantenha os frascos fechados e dentro das caixas.
  • Armazene sempre em local seco, fresco e longe do acesso de crianças.
  • Veja sempre o prazo de validade.
  • Não use o medicamento se o prazo de validade estiver vencido.
  • Medicamentos não utilizados de forma correta podem fazer muito mal.
  • Não tome medicamentos sem a orientação de profissional da saúde.