Na tarde desta segunda-feira (24), a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação de Jaraguá do Sul assinou os contratos e entregou as chaves de dois apartamentos no Residencial Dante Minel, no bairro Ribeiro Cavalo, para as novas famílias beneficiadas por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

Os imóveis foram financiados pelo Programa, mas acabaram sendo abandonados pelos primeiros moradores e ficaram em situação irregular.

Em 2016, depois de denúncias feitas à Caixa Econômica Federal, inclusive pela Diretoria de Habitação, os casos se tornaram ações judiciais de retomada e as sentenças saíram neste ano.

Duas famílias que estavam na fila de espera dos Programas Habitacionais da Prefeitura foram beneficiadas com os imóveis, ambas com renda de até R$ 1.800,00.

Celaine Magali Ritter vai ficar com um dos imóveis. A dona de casa que, até então, pagava aluguel, se cadastrou no programa Minha Casa Minha Vida há cinco anos. Segundo ela, a espera valeu a pena. Celaine pretende se mudar para o apartamento em um mês. “É uma felicidade muito grande”, comemora.

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Após os procedimentos judiciais, os imóveis passaram por reforma para que pudessem ser habitados novamente. O residencial Dante Minel foi entregue em outubro 2011.

Segundo o diretor de Habitação, Vanderlei Balsanelli, cerca de 1.500 pessoas estão cadastradas atualmente nos Programas Habitacionais da Município. Ele lembra que dentre as cláusulas de contrato, está a determinação de que os beneficiários devem morar no imóvel, não podendo vender ou alugar pelo prazo de 10 anos.

Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul.