Na última sexta-feira (22), a prefeitura de Joinville iniciou a distribuição de materiais enviados pela Defesa Civil Estadual para as famílias afetadas pela forte chuva que causou alagamentos na virada de ano.
A logística foi conduzida pela Secretaria de Assistência Social e pela Defesa Civil, com apoio do 62º Batalhão de Infantaria.
Foram destinados 129 colchões, 93 cestas básicas, 152 kits de higiene pessoal, 104 conjuntos de materiais de limpeza e 154 jogos de roupas de cama e travesseiros.
Os donativos foram enviados para os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) dos bairros Aventureiro, Jardim Paraíso, Comasa e Floresta. As famílias que fizeram o cadastro solicitando ajuda estão sendo chamadas para retirar os materiais.

Foto: Divulgação
Na residência de Niuzete Fernandes Moser, que mora há mais de 30 anos no bairro Comasa, os dois colchões entregues serão utilizados pela mãe e pela irmã da moradora.
“As doações estão vindo em boa hora, porque nós perdemos muitos móveis. A água chegou a meio metro dentro de casa”, disse Niuzete.
No dia 5 de janeiro, o prefeito Adriano Silva assinou o decreto de situação de emergência devido ao temporal que atingiu a cidade noite de réveillon.
O documento já foi homologado pelo Governo do Estado e passa por análise no Governo Federal, que emitirá uma portaria que possibilita que seja dada continuidade ao processo de liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos afetados.