Família de morador da Grande Florianópolis está “presa” na China por causa do coronavírus

Por: Ewaldo Willerding Neto

29/01/2020 - 13:01 - Atualizada em: 29/01/2020 - 13:38

O argentino Pablo Lassalle, 44 anos, mora em Palhoça, mas está atento ao que acontece na China. Desde outubro do ano passado ele não vê a mulher Zhang Hui, de 33 anos, e a filha Isabela, de 1 ano e meio, que viajaram para Wuhan para conhecerem os parentes chineses e não conseguem mais voltar ao Brasil por conta do coronovírus, doença que já infectou mais de 4 mil pessoas e matou 106.

Lassalle tinha esperança de reencontrar a família no último domingo, mas as duas acabaram “presas” na cidade, que se tornou o epicentro da epidemía que assusta o mundo.

Na semana passada, Wuhan fechou o aeroporto e suspendeu meios de transporte, como ônibus e o metrô. Zhang Hui e Isabela acabaram, então, perdendo a viagem de volta ao Brasil – as passagens já estavam compradas para sábado (25), poucos dias depois do anúncio das restrições.

Foto Darley Shen/Reuters

Hoje, as duas estão isoladas no 18º andar, de uma torre de 32 andares de Wuhan, e só saem, de máscara, para ver uma tia de Zhang, chinesa que mora do outro lado da rua.

“Minha filha e minha esposa estão presas em Wuhan”, comentou Lassalle, trabalha com computação gráfica na cidade da Grande Florianópolis. “Já estava terminando a estadia dela.”.

“Como se tudo estivesse desmoronando”

O argentino viveu por sete anos em Wuhan, onde conheceu a mulher, de nacionalidade chinesa. De volta ao Brasil, nasceu Isabela. “Um amigo até me falou: ‘Tira elas de lá porque a coisa está bem feia.” Não deu tempo. Quando viu as informações de que o aeroporto seria fechado, diz, foi “como se tudo estivesse desmoronando”.

As medidas de suspensão das viagens foram tomadas, segundo o governo chinês, como forma de conter o avanço do surto da doença. Ainda não se sabe, exatamente, a forma de contágio do coronavírus, mas há transmissão entre humanos.

Foto: Divulgação/Tyrone Siu

Segundo Lassalle, mãe e filha estão bem. Não falta comida em casa – há um estoque para, pelo menos três semanas. “A recomendação número 1 é não sair de casa”, conta. “Estou aqui agoniado”, afirma Lassalle. “De alguma forma, minha família também não está segura.” Segundo a mulher contou a Lassalle, o clima na cidade é de tensão, estresse e incerteza por causa da quarentena. E não há informações sobre quando o período de suspensão das viagens terminará.

Parece uma prisão

Lassalle, que acompanha as notícias sobre a Província de Hubei, onde está localizada a cidade de Wuhan, por meio de transmissões de vídeo na internet, agora tenta se conectar com outros brasileiros “presos” na cidade. Ele pleiteia que o Brasil providencie o transporte de seus cidadãos de volta ao país

Em um vídeo gravado nesta terça-feira (28), em Wuhan, Zhang diz que estão todos ansiosos. “Nos sentimos nervosos de não poder voltar ao Brasil, como morando em uma prisão”, diz ela.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul