Falta de ar condicionado em 3 escolas estaduais da região de Jaraguá do Sul causa desconforto aos alunos

Por: Elissandro Sutil

22/02/2020 - 06:02

Nessa semana Jaraguá do Sul atingiu 59ºC de sensação térmica o que fez com que muitos aparelhos de ar condicionado não dessem conta de refrigerar os ambientes. Mas, alguns lugares nem ar condicionado existia, é o caso das salas de aula da Escola de Educação Básica (EEB) Elza Granzotto Ferraz, no bairro Santa Luzia.

Pais dos alunos se reuniram para reivindicar melhorias, e como prioridade, a instalação dos aparelhos de ar condicionado.

Pais de alunos pedem providências já que, na opinião deles, isso afeta diretamente no rendimento escolar e bem-estar dos alunos.

“Essa promessa é de dois anos. A escola já melhorou muito do que era, mas eu queria que o governador Moisés viesse aqui passar uma tarde como foi na terça-feira (18)”, provocou Elaine Maciel, mãe de uma aluna do 2º do ensino médio noturno.

Ela afirma que hoje a principal reivindicação dos pais é a instalação dos aparelhos de ar condicionado.

“Queremos uma solução. Como que as crianças que estudam à tarde podem se concentrar e estudar direito com um calor desse?” questiona Elaine.

Outras demandas urgentes também foram pontuadas. “Queremos reivindicar a reestruturação da escola, pois têm salas que a fiação entra em curto, outras que alagam quando chove, e claro, a desburocratização dessas licitações, porque quem passa calor é o aluno que está ali para estudar” disse Ronei Silva.

“Em casa as vezes não têm como ficar sem ar condicionado, imagina numa sala de aula com 30 a 35 alunos. E além da falta do ar condicionado, nossos filhos reclamam que em algumas salas o ventilador também está quebrado”, comenta Gisele Nazário.

Escola conta com projeto de instalação dos aparelhos, diz diretor

O diretor da escola, Aldomiro Versino de Borba, afirma que das 14 salas de aula que existem na unidade, apenas duas estão com os ventiladores quebrados. “Foi um dia atípico na terça-feira (18), mas nós remanejamos as turmas para salas que estão com os ventiladores funcionando. Nesse dia cada turma ficou uma aula na sala de vídeo onde tem ar condicionado” explicou.

Ele ainda pontuou que a escola passa por dificuldades para fazer alguns consertos devido a falta de recursos. “Isso também se deve porque a participação na contribuição espontânea da APP é muito baixa” criticou.

A reclamação inicial dos pais, era de que, há um ano os equipamentos haviam sido comprados, e só não estavam instalados ainda porque a parte elétrica não era apropriada para receber os aparelhos.

Borba explicou que o projeto para instalação condicionadores de ar foi feita na última gestão do Governo Estadual, como não houve êxito o projeto foi refeito.

“Nós reenviamos no ano passado para o gabinete do deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB), e com a verba que veio através de emenda, foram feitas as instalações elétricas para receber os equipamentos, mas não foi prometido dia para a entrega desses aparelhos” enfatizou.

 

Compra depende de licitação

O Gerente de Educação da regional de Jaraguá do Sul, Fernando Alflen, explica que foi estipulada a compra dos aparelhos para a regional, em que cinco escolas irão receber. Três delas não possuem ar condicionado em nenhuma das salas, já nas escolas Duarte Magalhães em Jaraguá do Sul e São Pedro de Guaramirim os aparelhos antigos serão substituídos por novos. O que acontece é que a compra depende de uma licitação, e essa licitação também dependia de uma emenda parlamentar que veio no ano passado no valor de R$ 260 mil.

“Essa emenda foi para a Secretaria de Educação, passou pelo setor jurídico, pelo comitê gestor e vai sair uma licitação para essa compra. Além da compra dos aparelhos, com esse valor será feita a logística de entrega e também as instalações nas cinco escolas, inclusive a escola Elza Granzotto Ferraz”.

A previsão da abertura do envelope é para o dia 15 de março, quando a empresa ganhadora fará o abatimento do valor solicitado e então iniciará o processo de compra e instalação dos aparelhos.

Ele ainda enfatiza que as instalações elétricas já estão prontas nas escolas estaduais que receberão aparelhos de ar condicionado, são elas: Elza Granzotto Ferraz (Santa Luzia), São José (Corupá), Almirante Tamandaré (Guaramirim), São Pedro (Guaramirim) e Professor José Duarte Magalhães (Barra do Rio Cerro).

Quanto aos prazos, Alflen pontua que a previsão é de que a instalação ocorra ainda no primeiro semestre.

“Não podemos oficializar uma data porque dependemos do processo licitatório. Comprar um ar condicionado no meio público é diferente de comprar para a nossa casa. É um processo transparente que é necessário para que não haja desvio de recurso público” finalizou.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul