Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Falha cobra indevidamente usuários do sistema de integração do transporte coletivo

Por: Pedro Leal

25/02/2018 - 12:02

Desde o início desta semana, uma falha no sistema de cobrança da Viação Canarinho tem descontado mais de uma vez o valor das passagens para usuários do sistema de integração do transporte coletivo. O problema é parcial e atinge cerca de 8% das linhas. A empresa Dataprom, responsável por prestar suporte de bilhetagem eletrônica, trabalha para identificar e solucionar o problema.

De acordo com o diretor administrativo da Canarinho, Décio Bogo, a falha foi identificada no início da semana e corrigida, mas voltou a acontecer. A previsão é que o sistema voltasse a funcionar normalmente ainda na quinta-feira (22). “Ficamos chateados com o transtorno, pois isto nunca havia acontecido nesses oito ou dez anos de passagem eletrônica”, comenta Bogo. Uma das explicações possíveis para esta falha é o fim do horário de verão, que pode ter confundido o sistema.

A passagem integrada funciona para os usuários que possuem o Cartão Tem. Dentro de uma hora, a pessoa que embarcar em um segundo (ou mais) ônibus que transite dentro de Jaraguá do Sul pagará apenas a primeira passagem. O sistema não funciona para linhas intermunicipais, então quem pegar um ônibus para Guaramirim ou Schroeder terá a passagem descontada sem integração.

Quanto às passagens cobradas indevidamente, Bogo garantiu que todos os usuários serão ressarcidos. Para isso é preciso que entrem em contato com a Canarinho, no setor de ouvidoria, para registrar a solicitação. Assim que o problema for resolvido, todos os casos serão analisados para que seja feita a reposição do dinheiro. “Temos tudo registrado aqui no sistema, e temos como rastrear. Ninguém precisa se preocupar”, afirma o diretor. O contato com a ouvidoria pode ser feito pelo 0800-645-8585.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).