Circula pelas redes sociais uma fake news sobre aumento de casos de coronavírus sendo investigado no Norte do Estado, especialmente em Joinville.
A notícia falsa imita um comunicado da Secretaria de Estado da Saúde, inclusive usando logomarca do Governo de Santa Catarina.
No entanto, o “alerta” traz diversos erros de português e tem o claro objetivo de causar pânico na população. Confira, na íntegra:
Sem motivos para pânico
O Governo do Estado acompanha de perto a evolução do novo coronavírus, chamado oficialmente de SARS-COV-2.
Um site criado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) fornece informações destinadas ao público em geral e para os profissionais da rede estadual.
Atualmente, Santa Catarina conta com dois casos suspeitos e outros quatro já foram descartados.
Os números constam na Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (IVIS) do Ministério da Saúde, responsável por compilar os dados no país.
Na página da SES é possível encontrar dicas de prevenção, explicações sobre o novo coronavírus e a doença causada – chamada pela Organização Mundial de Saúde de Covid-19 (corona virus decease, em inglês) -, além de dados no Brasil e no mundo, atualizados diariamente pela Plataforma IVIS.
O profissional de saúde também pode consultar o Plano de Contingência da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina para o enfrentamento do coronavírus.
O documento, com quase 40 páginas, tem como objetivo minimizar o impacto na Saúde Pública provocado pela possível introdução do vírus em território estadual, orientar os profissionais de saúde a identificar os possíveis casos suspeitos e realizar o adequado manejo, além das medidas de prevenção e orientação à população em geral.
Saiba mais
O OCP News compilou as principais informações sobre o coronavírus no link abaixo:
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram Jaraguá do Sul