Fake news de que mercados irão fechar se espalham nas redes sociais e causam tumultos em SC

Foto Divulgação

Por: Giulia Venutti

18/03/2020 - 09:03 - Atualizada em: 18/03/2020 - 09:41

Notícias compartilhadas exaustivamente pelas redes sociais, sem conhecimento sobre a sua veracidade, podem prejudicar a batalha contra o novo coronavírus (Covid-19). Nos últimos dias, informações falsas vêm se alastrando em diferentes plataformas e gerando pânico. Apesar da extensão e gravidade do problema, a recomendação é para que as pessoas se mantenham calmas e fiquem atentas às recomendações dos órgãos públicos.

Fake news sobre o fechamento e a falta de abastecimento nos supermercados de Santa Catarina ocasionaram tumultos em estabelecimentos de diferentes cidades do estado. Pessoas correram aos mercados para estocar alimentos, bebidas e outros insumos, formando longas filas nos caixas.

Diante da repercussão, o presidente-executivo da Cooper, Osnildo Maçaneiro, divulgou um vídeo em que afirma que as lojas da rede estão com o abastecimento em dia e que não há motivo para desespero. De acordo com ele, nenhuma filial será fechada por conta da doença. A Rede Angeloni também garantiu que as lojas seguem abertas para atender a população.

Na noite desta terça-feira (17), o governador Carlos Moisés (PSL) anunciou a suspensão, por sete dias, de diversos serviços privados considerados não essenciais, como academias, shoppings e restaurantes. A determinação, contudo, não afeta estabelecimentos que comercializam medicamentos e gêneros alimentícios, como farmácias e supermercados. Veja o vídeo!

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul