O Conselho Curador da FAHECE (Fundação de Apoio ao Hemosc/Cepon) deliberou nesta quarta-feira, 23, a composição da Diretoria Executiva para o biênio 2023-2024. O médico cirurgião Dr. Alvin Laemmel assume o cargo de presidente e Sendi Lopes permanece como Diretora Operacional.

Dr. Alvin Laemmel atua como membro do Conselho Curador da FAHECE há seis anos. Ele é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com especialização em Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e tem Mestrado na Escola Paulista de Medicina, atual Universidade Federal de São Paulo. Durante uma carreira de mais de 35 anos, atuou como cirurgião no CEPON, foi diretor de Apoio ao Pós-Graduando no Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (SIMESC), chefe do Departamento Catarinense de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Associação Catarinense de Medicina (ACM). Em 2015, foi Diretor Técnico do Hospital de Caridade.

Também participou como membro da Comissão de Ética Médica, durante mais de 10 anos, do Hospital de Caridade e da Comissão de Ética em Pesquisa em Seres Humanos do CEPON.

"Por ter exercido ao longo dos últimos anos o cargo de membro efetivo do Conselho Curador, eu tenho claros os desafios e responsabilidades que a função exigirá. Procurarei exercê-la de forma a honrar a confiança depositada pelo próprio Conselho Curador e demais membros da FAHECE para a condução dos trabalhos, que procurarei exercer de maneira transparente, democrática e com a celeridade e eficiência exigidas. Pois lidamos com o bem maior de todos os seres humanos: a vida. O ser humano com câncer, o ser humano que necessita de cuidados hemoterápicos na sua mais ampla abrangência, no Hemosc, e agora nosso caçula, que é o Samu, que dispensa maiores comentários a respeito da sua eficácia e eficiência no atendimento das urgências e emergências, na sua mais ampla gama de situações. Espero exercer um mandato com bastante tranquilidade, apoiado por todos os gestores de todas as unidades, seja do Cepon, do Hemosc e do Samu, dizer que as portas estão abertas e junto com nossa diretora operacional, com bastante experiência na área, acredito que faremos uma gestão que vai honrar a confiança em nós depositada", declarou o Dr. Alvin.

Sendi Lopes é gerente executiva em Saúde e Segurança do SESI/SENAI de Santa Catarina. Com formação em Administração de Empresas pela Estácio e em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Mestrado em Gestão em Saúde pela Faculdade de Alcalá, na Espanha. Desde 2020, atuava como Diretora Operacional da FAHECE.

A nova Diretoria Executiva será empossada em cerimônia realizada em 12 de dezembro, durante o evento de prestação de contas e homenagem aos doadores da FAHECE no Auditório Antonieta de Barros, da Assembleia Legislativa. O mandato inicia em 16 de dezembro.

Sobre a FAHECE

A FAHECE tem como sua missão Fortalecer a Esperança dos cidadãos catarinenses que buscam os serviços de saúde do SUS, disponibilizando atendimento de qualidade nas unidades geridas através dos Contratos de Gestão (HEMOSC, CEPON e SAMU) e Laboratório de Anatomia Patológica próprio. É uma Fundação privada, sem fins lucrativos, filantrópica, qualificada como Organização Social, criada há mais de 28 anos.
A gestão de serviços de saúde através de fundação privada sem fins lucrativos está diretamente relacionada à transparência e cidadania. O modelo de gestão envolve a participação direta dos voluntários integrantes dos órgãos de administração da FAHECE - Conselho Curador, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva, que representam a comunidade na definição das prioridades de atuação da Fundação, contando ainda com o velamento do Ministério Público.