Pela primeira vez, Jaraguá do Sul conta com uma graduação de medicina. A responsável por oportunizar essa chance aos estudantes que sonham em se tornar um profissional da área, é a Estácio.

O curso foi inaugurado neste ano e trouxe algumas novidades para a cidade, como, por exemplo, o Laboratório de Simulação Realística, onde os alunos têm acesso a equipamentos com tecnologia de ponta para simular procedimentos médicos em robôs, antes do contato com os pacientes.

Laboratórios de técnicas cirúrgicas, informática e uma biblioteca completa também estão à disposição dos graduandos.

Foto: Eduardo Montecino

Como o curso está cadastrado no programa Mais Médicos, a faculdade é parceira da Secretaria Municipal de Saúde, possibilitando que os estudantes frequentem as unidades da rede pública, como postos e hospitais, para contribuir no atendimento à comunidade. Todo o processo é acompanhado por profissionais.

Valorizando a população local, a Estácio também promove outras ações para os moradores da região. Nos eventos, alunos e professores orientam as pessoas a prevenirem, tratarem e conhecerem mais sobre questões de saúde pública tais como hipertensão, diabetes , entre  outros.

Foto: Eduardo Montecino

O curso de medicina de Jaraguá do Sul tem duração de seis anos, com aulas teóricas e práticas, em laboratórios e cenários externos.

Estes últimos firmados no convênio com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), utilizando as Unidades Básicas de Saúde(UBS) do município desde o primeiro período do curso. E, em etapas mais avançadas, os hospitais conveniados da prefeitura municipal, via SMS.