Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Explode a procura por testes de Covid em Jaraguá do Sul esta semana

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Elissandro Sutil

05/01/2022 - 08:01 - Atualizada em: 05/01/2022 - 08:42

Ainda estamos nos primeiros dias úteis de 2022, mas já é possível verificar o que parece ser o resultado do movimento e aglomerações de fim de ano. Longas filas se formaram na Unidade de Apoio ao Pronto Socorro (UAPS) do Hospital São José nos últimos dois dias.

Na tarde de segunda-feira (3), a Secretaria de Saúde registrou um salto no número de atendimentos. Em torno de 170 pessoas estiveram na UAPS e 27 delas testaram positivo para Covid.

O número de casos é o dobro da média móvel de casos diários registrada no dia 27 de dezembro, quando a média de casos dos últimos sete dias estava em 13,43. Em comparação com o período anterior ao Natal, a diferença é maior ainda: a média estava em 5,57 o dia 21 e subiu ligeiramente, para 8,14, na véspera de Natal.

Por volta das 10h desta terça-feira (4), novamente a fila tinha mais de cem pessoas aguardando para fazer o teste de Covid.

“Tivemos uma procura bem acentuada comparada a dezembro, a procura para a realização dos testes crescem bastante. Estamos vendo o resultado das festividades”, alerta o secretário de Saúde, Alceu Moretti.

A situação já despertou preocupação das autoridades e o secretário já compareceu a uma reunião no Hospital São José na manhã desta terça-feira (4) para falar sobre o aumento dos casos.

Além do retorno de muitos jaraguaenses que retornaram à cidade após o Ano Novo, a demanda cresceu bastante também devido à movimentação de pessoas de fora. Segundo o secretário, muitas pessoas que testaram positivo para Covid são visitantes e estão a passeio em Jaraguá do Sul.

Questionado sobre a demanda nos hospitais, o secretário explica que as taxas de internação hospitalar estão estáveis e que por enquanto os casos são leves.

A Prefeitura de Jaraguá disponibilizou novamente o telefone gratuito da Central do Covid para que, em caso de suspeita, as pessoas recebam as primeiras orientações e esclarecimentos.

“Estamos fortalecendo o 0800 para que possamos diluir entre as ligações e a procura presencial”, disse Alceu.

O telefone é o 0800 643-8089. Funciona de segunda a domingo, das 8h às 19h.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP