Expansão dos casos de Covid-19 na Grande Florianópolis deixa autoridades de saúde em alerta

Hospital Florianópolis está com todos os leitos da UTI ocupados | Foto Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

27/10/2020 - 08:10 - Atualizada em: 27/10/2020 - 08:48

O aumento do número de casos de Covid-19 na Grande Florianópolis deixa em alerta as autoridades em saúde da região. Uma reunião na tarde desta terça-feira (27) entre prefeitos e secretários da área das cidades próximas à Capital vai analisar o quadro atual e discutir sobre medidas conjuntas de enfrentamento ao coronavírus.

De acordo com os números da Secretaria de Estado da Saúde, a Grande Florianópolis tem 48.704 casos confirmados desde o início da pandemia, com 461 mortes registradas. A região segue em estágio de Risco Potencial Grave.

 

 

Florianópolis é a cidade com o maior número de casos acumulados, com 18.367 registros. São José, com 10.845; e Palhoça, com 7.980 vêm em seguida.

Pelo Covidômetro, banco de dados da prefeitura da Capital, o número de casos é menor (17.867). A diferênça, de acordo com explicações da secretaria da Saúde de Florianópolis, muitas vezes se dá por duplicidade nos dados e problemas de ajustes na alimentação das informações por parte da secretaria estadual.

 

Veja os números do Covidômetro

 

Ilustração/PMF

Independentemente de diferenças nos dados, o fato é que a números na região vêm crescendo. A Taxa de Ocupação de leitos nas UTIs, por exemplo, que passou de 90% no pico da doença, em agosto, caiu para pouco mais de 50% em outubro e agora aparece com 78%.

“O crescimento no número de casos e de ocupações de leitos tem a ver com o relaxamento das medidas de segurança por todos. Sempre que a população achar que o vírus desapareceu, ele volta com mais força”, explicou o secretário de Saúde de Florianópolis, Carlos Alberto Justo da Silva, em entrevista ao programa Bom Dia SC, nesta terça-feira (27).

 

Alerta no Hospital Florianópolis

A ocupação dos leitos de UTI nos hospitais da região também preocupa as autoridades de saúde. De acordo com o Covidômetro, a taxa está em 78%.

No Hospital Florianópolis, referência da região em tratamento da Covid-19, todos os leitos da Unidade de Terapia Intensiva estão ocupados. De acordo com ofício assinado pelo Diretor Técnico da instituição, Dr. Luís Fernando Pires, todos os 28 leitos de UTI têm pacientes.

Veja o ofício

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp