Eventos e construção de estruturas: esporte, cultura e lazer recebem investimentos em Jaraguá do Sul

Espaço onde será erguido o Centro Esportivo | Foto Natália Trentini/OCP News

Por: Natália Trentini

02/04/2022 - 06:04

Apesar das ações de esporte, cultura e lazer não terem parado durante os anos de restrições por conta da pandemia de Covid-19, o ano de 2022 se encaminha com uma agenda massiva e presencial em Jaraguá do Sul.

O retorno de Schützenfest, show nacional para o aniversário do município e eventos nas praças são algumas atrações planejadas para o ano pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, além de investimentos estruturais.

“As pessoas querem voltar a se encontrar, querem voltar a esse movimento social tão necessário e tão saudável para a cabeça e para o corpo”, comenta a secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer Natália Petry sobre esse momento de maior tranquilidade em relação a pandemia.

Mas algumas reinvenções desses dois anos vieram para ficar, comenta Natália, contando que as transmissões ao vivo pela internet dos eventos devem ser mantidas. Em 2021, o Jaraguá em Dança alcançou mais de 46 mil visualizações e o Festival da Canção cerca de 30 mil.

Novas estruturas para a população

Grandes projetos estruturais também estão previstos para o ano. Um deles é a construção do Centro de Treinamento Esportivo, logo ao lado da Arena Jaraguá. Um investimento estimado de R$ 3,8 milhões.

O projeto prevê duas quadras poliesportivas com arquibancadas, vestiários, banheiros, sala administrativa e depósito.

“Temos muita deficiência de espaços, o centro esportivo será muito útil para o treinamento das equipes, para as competições, eventualmente para as atividades culturais, sempre que tivermos necessidade. Vem suprir uma necessidade que temos de espaços”, comenta Natália.

Natália Petry | Foto Natália Trentini/OCP News

O Parque Arena também será implementado com a construção de uma pista de skate, uma pista de pump trekking, um playground, um playground inclusivo e todo o paisagismo do entorno.

A Secretaria, dentro de um novo modelo de construção de parques nas comunidades, também pretende inaugurar outros 3 espaços esse ano: um perto da rodoviária, uma no Vieiras e outro em Santa Luzia. Outros 6 parques estão em projeto.

“Espaços maiores e melhores e aos poucos ir desativando esses menores que causam transtorno, não tem utilidade, é manutenção e no final são recursos públicos investidos de uma forma que não traz resultado efetivo para a comunidade”, pontua Natália.

Praça será revitalizada

A praça Ângelo Piazera também passará por reformas, a obra já está licitada e deve começar em algumas semanas, espera a secretária. Um investimento estimado em R$ 9,6 milhões deve transformar completamente o local.

Na lista do ano também está a construção do Estande de Tiro, finalização do projeto e licitação da revitalização da Estação, do Mercado Público e Terminal Urbano.

Investimentos na futura geração

Mesmo durante a pandemia, a Secretaria Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá não parou nenhuma atividade e seguiu com os projetos: Incentivando Talentos, Bolsa Técnico Cultural, Bolsa Técnico Desportivo e Bolsa Atleta. Atingindo milhares de jovens e crianças.

“É o que de fato fomenta e faz com que esse movimento cultural e esportivo tenha continuidade. Porque se nós não investirmos nas crianças, nos adolescentes, nos jovens, estamos fadados a não ter êxito em nossas ações”, comenta Natália.

Agenda de eventos

A grande celebração do ano será o retorno da Schützenfest, comenta Natália, que já está sendo organizada pela CCO para acontecer entre 10 e 20 de novembro.

“As sociedades de tiro estão voltando as suas atividades com os eventos tradicionais de busca de rei e rainha. todo aquele movimento que é feito, que foi o que inspirou a Schutzenfest”, conta.

Além de poder apreciar a festa após 2 anos de paralisação, o público encontrará o Parque Municipal de Eventos repaginado, conta Natália, devido a investimentos feitos pela Prefeitura Municipal.

Foto Divulgação/PMJS/Gabriel Vieira

A organização do aniversário do município também já teve início, com a promessa de um show nacional.

Na rotina dos jaraguaenses também terão pequenos eventos, como o Encontro no Parque, com 4 edições marcadas para acontecer no Parque Via Verde e Parque da Inovação. Dia 10 de abril acontece o primeiro na Ilha da Figueira, contando entre as atrações com um show do vencedor do The Voice Kids, Gustavo Bardin.

A agenda também tem os clássicos Festival da Canção e Dança, o Festival de Violão e de Jazz, Semana do Rock, entre outros eventos.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp