A 8ª edição do Congresso de Educação Básica,  maior evento do Estado da área, será realizado em Florianópolis nestas segunda-feira (04) e terça-feira (05) e reunirá mais de mil professores, acadêmicos e pesquisadores.

O evento tem como tema “Identidades, Práticas e Aprendizagens na Educação Básica”. O COEB, promovido pela Prefeitura de Florianópolis e organizado pela Secretaria de Educação, ocorrerá no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.

Na segunda-feira, a conferência de abertura é “Sujeitos e processos de aprendizagens: tramas da educação básica” e será realizada das 10h30 às 12h no auditório Garapuvu. Ela será ministrada pelo professor doutor Carlos Roberto Jamil Cury, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais.

Educador há mais de 50 anos, atua nas áreas de leis de diretrizes e bases, política educacional, legislação educacional e educação de jovens e adultos. É vice- presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e atual membro do seu conselho nacional.

Dentre diversas obras, é autor dos livros “Educação e direito à educação no Brasil: um histórico pelas Constituições” (2014), “Os Parâmetros curriculares nacionais e o ensino fundamental” (1998) e “Educação e contradição: elementos teórico-metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo” (1989).

Conforme o secretário de Educação de Florianópolis, o objetivo do congresso é ampliar as discussões que redefinam as diretrizes enquanto primeiro nível de formação, para o firme reconhecimento do direito à educação para todos. “Assim, buscamos ser uma rede de ensino inovadora com qualidade social da educação, gestão e práticas pedagógicas humanistas”, completa Maurício Fernandes Pereira.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?