Nesta sexta-feira (18), acontece em Joinville a décima edição do Escola na Rede, com o tema “Proteger para quê?”. O evento ocorre a partir das 8h30, no Colégio Cenecista Elias Moreira, localizado na rua Coronel Francisco Gomes, no bairro Anita Garibaldi. A ação também agrega o 3Fórum de Enfrentamento à Violência e Abuso Sexual à Criança e ao Adolescente.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Prefeitura de Joinville. A programação inclui palestras, rodas de conversa, relatos de experiências e momentos de vivência corporal. Podem participar profissionais das áreas pública e privada, professores, educadores, profissionais da saúde, pessoas que tenham afinidade com o tema e, também, pais, crianças e adolescentes.

O evento é realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, pela Associação dos Municípios de Nordeste de Santa Catarina e pela Prefeitura de Joinville, por meio das Secretarias de Assistência Social e de Educação.

Dia Nacional 

Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida porque nesse dia, em 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. A menina de apenas oito anos de idade, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, daquela cidade.

A proposta do “18 de Maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

*Com informações da Prefeitura de Joinville.