Evento em Florianópolis aborda avanços no diagnóstico do câncer de mama

Por: Ewaldo Willerding Neto

30/10/2019 - 16:10 - Atualizada em: 30/10/2019 - 16:43

Mastologistas e radiologistas da Grande Florianópolis participam nesta quinta-feira (31) de um encontro científico de atualização sobre biópsias e manejo de lesões impalpáveis na mama.

O evento é promovido pela Clínica Imagem e terá como palestrantes a radiologista Aline Patrícia Bianchini e a ginecologista Sandra Teixeira.

A tecnologia é aliada importante de médicos e pacientes no diagnóstico precoce e detalhado do câncer de mama, doença que pode acometer até 12,5% das mulheres em algum momento da vida.

“Além do exame por imagem, essencial a partir dos 40 anos, hoje a avaliação de casos suspeitos pode ser feita por biópsias cada vez menos invasivas ou agressivas e ao mesmo tempo capazes de identificar diferentes ‘subtipos’ de câncer”, diz Aline Patrícia Bianchini, que é especialista em radiologia diagnóstica de mama e pelve feminina pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e atualmente integra a equipe da Clínica Imagem.

Ela explica que as análises genéticas permitem traçar o perfil da doença, informação auxiliar na determinação de tratamentos. “Podemos dizer que atualmente não há apenas um, mas diversos tipos de câncer de mama – e o tratamento pode ter variações a partir da informação sobre o perfil da doença”.

Aline participou recentemente de evento em Denver, nos Estados Unidos, quando foram discutidas inovações em biópsia assistida a vácuo, procedimento minimamente invasivo usado em avaliações de microcalcificações e outras lesões mamárias em estágio inicial.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger