Estudo do contorno ferroviário entre Jaraguá e Guaramirim levará seis meses

Por: Elissandro Sutil

22/02/2018 - 15:02 - Atualizada em: 23/02/2018 - 13:44

A empresa Sysfer Consultoria e Sistemas venceu a licitação e será a responsável pela elaboração do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental do novo contorno ferroviário entre Jaraguá do Sul e Guaramirim.

Após a assinatura do contrato e publicação no Diário Oficial da União, a empresa terá seis meses para apresentar o resultado final dos apontamentos sobre o melhor trajeto para a realização das obras. Só depois disso será possível a contratação de um projeto executivo. O estudo de viabilidade técnica tem custo de R$ 1, 2 milhão.

Atualmente, os vagões passam de três a quatro vezes ao dia no percurso, mas a capacidade é até 13 vezes, o que aumenta a preocupação com a retirada dos trilhos da área central antes que o impacto no tráfego de veículos piore.

As obras do contorno ferroviário chegaram a ser iniciadas no ano 2000, estavam orçadas em R$ 77 milhões porque previam um túnel ferroviário no Morro Vieira, o trabalho foi paralisado porque o Tribunal de Contas da União (TCU) entendeu que o projeto estaria superfaturado.

Para o deputado federal Mauro Mariani (MDB), a saída para tirar as obras do papel pode passar pela previsão de que esta seja uma das condições para renovação do contrato de concessão dos trilhos. O contrato atual é de 1997, com duração de 30 anos, podendo ser prorrogado por igual período.