Estúdio japonês KyoAni é destruído em incêndio criminoso

Ao menos 25 mortes foram confirmadas em incêndio criminoso no estúdio. Foto: reprodução/NHK

Por: Pedro Leal

18/07/2019 - 09:07 - Atualizada em: 18/07/2019 - 10:41

Pelo menos 25 pessoas morreram e 40 ficaram feridas nesta quinta-feira por causa de um incêndio criminoso na sede da Kyoto Animation – um dos mais conhecidos estúdios de animação do Japão – segundo bombeiros de Kyoto citados pela Reuters e informações da polícia local.

Outras fontes falam em 27 mortos. Segundo a agência France Presse, um porta-voz dos bombeiros disse que “12 pessoas com parada cardíaca foram encontradas no térreo e primeiro andar” do edifício de três andares.

“Há 10 pessoas inconscientes e sem sinais vitais”, acrescentaram os bombeiros, que até a manhã de hoje (horário de Brasília) ainda estavam resgatando corpos do edifício.

Estúdio foi responsável por séries como Violet Evergarden e K-ON!! | Foto Divulgação

No momento do incêndio, 70 pessoas trabalhavam no local. “É preciso retirar os escombros caídos, e pode ser que encontremos mais [gente]”, afirmou um bombeiro identificado apenas pela inicial F..

O incêndio começou às 10h30 desta quinta-feira (22h30 de quarta em Brasília) quando um indivíduo de 41 anos e identidade não revelada entrou nos estúdios da Kyoto Animation e espalhou um líquido inflamável, por uma razão ainda desconhecida.

Segundo um depoimento exibido pela TV pública NHK, o suposto responsável disse “vocês vão morrer”. Outras testemunhas declararam, entretanto, que escutaram duas explosões fortes, segundo a AFP.No local, foram encontradas várias facas.

https://www.youtube.com/watch?v=i_pyIbi0oqs

Veículos de comunicação locais, citados pela rede britânica BBC, noticiaram que a polícia encontrou várias facas no local. O primeiro-ministro Shinzo Abe enviou suas condolências às vítimas através de sua conta do Twitter.

Com 160 funcionários, a Kyoto Animation, ou KyoAni, como é conhecida, foi criada em 1981 e produz filmes de cinema e séries de anime para a televisão, baseados em Mangás e romances ilustrados.

Entre suas produções estão a premiada Violet Evergarden, em parceria com a Netflix, as séries A Melancolia de Haruhi Suzumiya e K-ON!! e o longa Koe no Katachi: a voz do silêncio. O estúdio é renomado pela qualidade e fluidez de suas animações.

Segundo a BBC, já teve início uma campanha de crowdfunding para as vítimas e para o próprio estúdio, chamada Help KyoAni Heal (“ajude a curar a KyoAni”) que arrecadou 50.000 dólares (188.200 reais) em apenas uma hora.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger