Grupo formado por 28 estudantes e quatro professores do terceiro ano do curso de ciências sociais do Colégio Politécnico Johannes Gutenberg, de Assunção (Paraguai), visitaram na manhã desta terça-feira (12) a Prefeitura de Jaraguá do Sul. É o sétimo ano consecutivo que delegações de alunos paraguaios visitam Jaraguá do Sul. Depois da Prefeitura, os alunos iriam conhecer a Arena Jaraguá e em seguida partiriam para Balneário Camboriú.
A visita integra programa de intercâmbio do colégio em que os alunos dos cursos de eletrotécnica, metalmecânica, contabilidade, confecção industrial, ciências sociais e ciências básicas conhecem cidades de destaque tanto econômico quanto social em Santa Catarina.
Segundo a diretora de especialidades e professora do Colégio Politécnico Johannes Gutenberg, Julia de Candia, a viagem de estudos faz com que os alunos possam entrar em contato com novas culturas e ao mesmo tempo adquirir conhecimentos para sua formação. “Os estudantes podem conhecer na prática o que aprendem sobre o Brasil, principalmente sobre Santa Catarina que tem uma diversidade econômica e cultural muito rica”, comenta. Os alunos já conheceram Joinville, passaram por Jaraguá do Sul e depois seguem para Balneário Camboriú.
Na sede da administração municipal, os estudantes e professores foram recebidos pelo prefeito Dieter Janssen e os representantes da Secretaria da Educação Valdemar Mannes e Fernanda Maria Santana do Bomfim. Durante a visita, os estudantes paraguaios, que tem entre 16 e 17 anos, fizeram questionamentos sobre a economia, educação, meio ambiente e saúde em Jaraguá do Sul.
O prefeito Dieter Janssen evidenciou que a cidade é destaque em qualidade de vida, na economia e no índice de transparência do setor público. Dieter também detalhou as ações que o município tem tomado para alcançar um dos melhores índices de tratamento de esgoto do Brasil que deve chegar a 80% da população. Falou ainda sobre a reciclagem em que 15% do lixo gerado é reciclado e sobre a mobilidade urbana em que foram instaladas ciclofaixas e corredores de ônibus para incentivar o uso da bicicleta e do transporte coletivo na cidade.
Fonte: Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul