Estudantes jaraguaenses vão criar ideias para espaços no Parque Via Verde

Foto: Divulgação

Por: Gustavo Luzzani

23/09/2019 - 15:09 - Atualizada em: 23/09/2019 - 17:30

Os 136 estudantes dos cursos de Design e Design de Moda da Católica SC, em Jaraguá do Sul, foram desafiados a aplicar seus conhecimentos em estudos de mobiliários urbanos em prol da comunidade.

O foco dos estudantes será em criações para o Parque Linear Via Verde, com a ideia de estimular interações entre as pessoas e a natureza. É a segunda edição do Blast Design deste ano, denominada Green Cocriation.

De acordo com o coordenador dos cursos de Design e Design de Moda Nelson Martins de Almeida Netto, o convite para criar equipamentos estimulantes para o novo parque da cidade foi feito pelo presidente da Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama).

“A proposta é arrojada e estimulante, pois une diferentes áreas”, destaca Nelson.

Seis dias para aprimorar mobiliários urbanos

As atividades dos acadêmicos começaram na tarde de domingo (22), com um piquenique no Parque Via Verde para observação, registros fotográficos e dinâmicas de grupo. Na segunda-feira (23), ocorreu a abertura do Blast Design com apresentação da proposta, divisão das equipes e orientações sobre a atividade, o local, regulamento e sobre o cronograma das atividades.

Na terça (23) será tempo de imersão em pesquisa no laboratório de informática. Já na quarta (25) deve começar a etapa de criação e desenvolvimento dos bancos para o parque e outros elementos de interação/recreação, por meio de rafes, esboços, modelos volumétricos e desenho das propostas.

Na quinta (26) estão previstos o refinamento e a elaboração de apresentações. O compartilhamento das propostas com os profissionais da Secretaria de Obras da Prefeitura e do Fujama deve ocorrer na sexta-feira, (27), no espaço de eventos da Fábrica da Cervejaria Stannis.

Os critérios de avaliação serão coerência com a proposta do parque, qualidade estética, qualidade funcional e criatividade. Três propostas serão aprovadas para edificação. Para os vencedores estão previstas recompensas como uma vaga de estágio remunerado e outros prêmios surpresa.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger