Estudantes de Joinville embarcam para intercâmbio em instituições da Alemanha

Por: Elissandro Sutil

24/09/2020 - 15:09 - Atualizada em: 24/09/2020 - 16:01

Um grupo de estudantes de graduação e pós-graduação da UFSC Joinville embarcou para um período de estudos no exterior, promovido por convênios da universidade com instituições alemãs.

O Instituto Fraunhofer IPT, em Aachen, receberá os estudantes Gabriel Leal e Anna Júlia Zannoti, de engenharia mecatrônica, e Joana Albano, Bianca Madrona e Lilian Rodrigues, de engenharia aeroespacial, para um estágio com duração de um ano.

O grupo irá atuar em projetos de pesquisa e desenvolvimento científico relacionados à tecnologia de produção. As atividades desenvolvidas nestes estágios serão utilizadas para seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Neste período, estarão matriculados na universidade RWTH Aachen como intercambistas e contratados pelo instituto como “assistentes estudantis”, que têm atribuições semelhantes às de um bolsista de iniciação científica.

A cidade de Aachen fica na tríplice fronteira entre Alemanha, Bélgica e Holanda.

Intercâmbio de curta duração

Já a Technische Hochschule Ingolstadt receberá outros quatro estudantes para uma estadia mais curta, de cinco meses: Nicollas Barauce Freitas, de engenharia aeroespacial; Henrique Bonafé Takamori, de engenharia automotiva; Bruno Henrique Romano, de engenharia de transportes e logística; e o mestrando Ângelo Abdallah Pelisson, do programa de pós-graduação em engenharia de sistemas eletrônicos (PPGESE).

Os alunos de graduação cursarão disciplinas do curso Engineering and Management e o aluno de mestrado desenvolverá pesquisa para sua dissertação.

Os alunos são bolsistas dos projetos EngJoin! e EnGlobe, no escopo do programa de cooperação internacional AWARE.

A cidade de Ingolstadt fica no estado da Baviera, e comporta em seu parque industrial a sede da Audi. Os estudantes se juntarão a outro grupo de seis alunos do Campus Joinville que iniciou o intercâmbio no país em janeiro e retornará ao final do ano.

Os intercâmbios são parte de um programa de cooperação acadêmica da UFSC Joinville com a Technische Hochschule Ingolstadt – THI e com os institutos WZL e IPT em Aachen, coordenado desde 2015 pelo professor Maurício de Campos Porath.

Esses projetos já permitiram que mais de 30 alunos do Centro Tecnológico de Joinville (CTJ) permanecessem na Alemanha por períodos entre cinco e 12 meses para realização de estudos, estágios e pesquisas.

Como participar

Para os estudantes que tem interesse em participar do programa, algumas dicas: estão previstos novos processos seletivos para ambas as oportunidades no início de 2021.

Para participar da cooperação com os institutos de Aachen é necessário ter concluído 50% dos créditos do curso antes de iniciar o período de estágio. Além disso, leva-se em conta a experiência já adquirida pelo estudante em atividades de iniciação científica e estágios.

No intercâmbio com a TH Ingolstadt é necessário ter concluído as disciplinas dos três primeiros semestres.

Conhecimento avançado da língua inglesa é fundamental em ambos os casos, já o alemão é um diferencial importante e será muito útil.

Os editais com as posições disponíveis são publicados semestralmente nos canais de comunicação da UFSC Joinville.

 

Com informações da assessoria de imprensa

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul