Estudantes de Joinville descobrem as responsabilidades e adrenalina de ser bombeiro

30 alunos de duas escolas participaram do treinamento | Foto Phelippe José

Por: Windson Prado

19/09/2018 - 06:09

A terça-feira (18) foi de uma aula bastante diferente para 30 alunos que participam do programa Escola Cidadã, na Seprot (Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública). Eles participaram de uma divertida capacitação onde puderam apreender mais sobre o universo dos bombeiros.

A aula foi realizada no Centro de Treinamento do Corpo de Bombeiros Voluntário de Joinville, no bairro Distrito Industrial, e reuniu estudantes das escolas municipais Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi e Professor Sylvio Sniecikovski. Eles conheceram as roupas usadas no combate a incêndio, montagem de mangueiras e utilização de extintor.

Depois de ouvir toda instrução sobre as técnicas de montagem e desmontagem de mangueiras, o aluno Thiarles Rodrigues, 14 anos, do 8º ano, revelou que aquele momento serviu para a mudança de sonho de adulto.

“Antes eu queria fazer parte da Nasa, nos Estados Unidos, mas agora decidi que quero mesmo é ser um bombeiro”, conta.

O depoimento do estudante da rede municipal de ensino mostra um dos objetivos do programa Escola Cidadã, que é ampliar os horizontes e promover ações preventivas.

O servidor da Seprot e um dos idealizadores do programa, Fábio José Dantas de Melo, explica que os alunos já participaram de aulas teóricas sobre assunto e a prática ajuda a despertar para a vocação de bombeiro.

“Eles se mantêm ocupados com atividades produtivas e agora têm um pouco de conhecimento para quando se depararem com uma situação de risco”, relata.

Um dos instrutores, Luiz Roberto Barbosa, conta da satisfação de ensinar os alunos.

“Neste projeto do bombeiro mirim, ajudamos a formar o caráter das crianças e aqui estão os nossos bombeiros voluntários do futuro.”

A parceria com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville é uma das ações do programa Escola Cidadã, que também conta com apoio da Defesa Civil, Escola Municipal de Saúde Maria Carola Keller e União dos Escoteiros do Brasil.

Confira imagens da aula especial

Quer receber as notícias no WhatsApp?