Estudantes de escola de Joinville participam de evento nacional de matemática

“A Matemática na Coifa” é um dos trabalhos de Santa Catarina na 6ª Feira Nacional de Matemática, no Acre. Para facilitar a compreensão do ensino e aprendizagem da disciplina, o projeto foi desenvolvido por alunos da Escola de Educação Básica Jandira D’Ávila, no bairro Aventureiro, em Joinville. Com o objetivo de entender a montagem e estrutura da coifa, os estudantes Carlos Daniel Vieira e Daniela Cunha Coelho executaram cálculos de trigonometria, teorema de Pitágoras e comprimento da circunferência.

O orientador do projeto, professor Vili José Voltolini, explica que o trabalho apresenta os benefícios do exaustor no ambiente industrial, com atribuição de cálculos para um melhor entendimento. “Com a exploração do conhecimento teórico-matemático da coifa, os alunos puderam explorar a teoria e assim apresentá-la como exemplo prático de aplicação da matemática em nosso cotidiano”, apresenta. A coifa é aparelho industrial e doméstico responsável pelo processo de filtragem e exaustão de gases presentes em um determinado ambiente.

A participação dos estudantes e do professor tem a apoio da Agência de Desenvolvimento Regional Joinville. A etapa nacional da feira teve início na quarta-feira, 23, e encerra nesta sexta-feira, 25. Conta com a participação de professores, alunos e pesquisadores de mais de dez estados brasileiros. “A Matemática na Coifa” foi escolhida entre 148 projetos na 33ª Feira Catarinense de Matemática, em outubro do ano passado.

*Com informações da assessoria de imprensa da ADR Joinville