Alunos da região discutem soluções para o trânsito, em fórum no interior de SP

Por: Windson Prado

05/05/2018 - 19:05

Estudantes de escolas públicas e Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, com idade entre 12 e 17 anos, participam nesta semana do 3º Fórum da Juventude Arteris pela Segurança no Trânsito. Evento ocorre entre os dias 6 e 9 de maio, no município de Leme (SP). Na equipe de Santa Catarina, há alunos de Joinville.

A iniciativa é desenvolvida pela Arteris. A ação tem por objetivo fomentar discussões, instrumentalizar debates, promover a produção de conhecimento e a troca de experiências sobre desafios e soluções para redução dos índices de acidentes e para a consolidação de uma cultura de valorização da vida.

Em Santa Catarina, os jovens foram selecionados por meio do Projeto Escola, que fomenta o tema da segurança do trânsito em escolas do estado, alcançando atualmente cerca de 20 mil estudantes. A aluna Giovana Guimarães, da escola Paul Harris, é uma nove selecionadas para participar do Fórum. “Penso que a culpa sobre os acidentes no trânsito não pode recair apenas sobre as pessoas, pois temos muitas carências de infraestrutura. Assim, espero discutir sobre esse tema e buscar mais ideias no fórum de como encontrar soluções para o trânsito nas cidades”, comenta Giovana.

A Arteris acredita que o jovem é um agente de mudança fundamental para a promoção do trânsito seguro e, por isso, investe há três anos na consolidação de um espaço de formação de jovens embaixadores em segurança viária. “Queremos dar ainda mais voz à juventude e conscientizá-la sobre a importância de se assumir responsabilidades perante a sua comunidade por meio de uma postura proativa e consciente”, afirma Alessandra Vasconcelos, Diretora de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade da Arteris.

Transmissão em tempo real

No terceiro dia de encontro, ( terça), os estudantes terão a oportunidade de apresentar propostas de soluções para um trânsito mais seguro. O evento será transmitido ao vivo por meio deste link e pelas redes sociais da Arteris, a partir das 14h.

Histórico

O 1º Fórum reuniu, em 2016, 50 jovens estudantes de escolas do interior paulista como parte das comemorações aos 15 anos do Projeto Escola, programa da Arteris, com foco na humanização do trânsito por meio da cidadania, ética e convívio social. O evento rendeu bons frutos e o engajamento dos alunos na atividade foi fator decisivo para a expansão do projeto que, em 2017, passou a envolver escolas do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, proporcionando aos alunos a troca de experiências e o contato com especialistas e autoridades do setor.,

Confira quem são os estudantes selecionados para participar

  • Allanes Rocha, 14, da Escola Nair Rebelo de Porto Belo-SC;
  • Giovanna Guimarães, 14, da Escola Paul Harris de Joinville-SC;
  • Leonardo Nazário, 13, da Escola Aníbal César de Itajaí-SC;
  • Lucas Nürich, 14, da Escola Vereador Santa de Balneário Camboriú-SC;
  • Mariana Voltolini, 14, da Escola Nair Rebelo de Porto Belo-SC;
  • Matheus Oroski, 14, da Escola Prefeito Victor Alves de Itapema-SC;
  • Poliana Tomelin, 17, da Escola João Martins Veras de Joinville-SC;
  • Ruan Pereira, 13, da Escola Aníval César de Itajaí-SC;
  • Victória Rampeloti, 14, da Escola José Potter de Itajaí-SC

Serviço

O que? 3º Fórum Arteris da Juventude pela Segurança no Trânsito

Quando? De 6 a 9 de maio

Onde? República Lago, em Leme (SP)

*Com informações de assessoria de imprensa