Alunos de cinco escolas municipais de  Joinville irão competir no Torneio de Robótica FIRST LEGO League. O evento ocorre nesta sexta-feira (24), a partir das 8h, e sábado, no Centreventos Cau Hansen. São 54 estudantes e 10 professores que irão apresentar pequenos robôs que devem cumprir fases sobre uma mesa especial. Os avaliadores irão verificar também como as equipes buscaram a solução de problemáticas, o envolvimento do grupo, entre outros fatores.

De acordo com a gerente de Educação Profissional da Secretaria de Educação, Sandra Trapp, é o primeiro campeonato de robótica que os alunos de escolas municipais participam com equipes oficiais. Além do envolvimento da escola e dos estudantes, houve uma grande participação dos pais no planejamento e na criação dos projetos. “Um dos pontos importantes foi o fortalecimento da relação dos pais com os alunos e a escola, que estão diretamente envolvidos na montagem dos robôs”, ressalta.

Serão cinco escolas municipais participantes. A Escola Municipal Professora Anna Maria Harger, Escola Municipal Professora Laura Andrade e Escola Municipal Pastor Hans Muller irão com duas equipes cada. A Escola Municipal Vereador Curt Alvino Monich e Amador Aguiar terão uma equipe cada. A rede municipal de ensino também terá alunos participando da exposição com trabalhos feitos no contraturno escolar no curso de arduíno do Cesita e Centro XV. Além disso, estudantes de 41 escolas irão visitar o evento nos dois dias de programação.

A inclusão do ensino da robótica nas escolas do município iniciou em 2017. Para 2018, a Secretaria de Educação planeja o funcionamento de 20 centros de referência em robótica, instalados em diferentes bairros, que vão possibilitar aos alunos o desenvolvimento de projetos automatizados alinhados com os conteúdo de sala de aula. “Na educação de Joinville, estamos vivendo um novo cenário com a implantação da robótica educativa. Nossos alunos estão sendo instigados a construir, desconstruir, questionar e criar soluções para diversas situações conforme os projetos que estamos desenvolvendo”, afirma Sandra Trapp.

O Torneio de Robótica FIRST LEGO League ainda terá uma série de atrações gratuitas. O público poderá participar de atividades makers com recursos como óculos Rift (de realidade virtual), prototipagem com impressora 3D e de games. Na oficina de Scratch Day, os visitantes vão aprender noções básicas de programação. Eles também poderão participar de oficinas de robótica, gameficação e ciências. Os pequenos participarão do Festival de Robótica Kids, com o tema A Indústria do Passado, Presente e Futuro Melhorando a Vida das Pessoas. Outra atividade paralela ao torneio é o Hackathon Teen, com foco no desenvolvimento de produtos da educação maker. Cinco equipes serão formadas no dia do evento com estudantes e profissionais das áreas de tecnologia da informação e educação, além de integrantes da comunidade. O objetivo é disseminar o movimento maker nas escolas públicas. O Torneio de Robótica FIRST LEGO é uma realização do SESI, com apoio da Prefeitura de Joinville, por meio da Companhia Águas de Joinville, Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável e Secretaria de Educação. *Com informações da Prefeitura de Joinville