Dois estudantes da rede municipal de ensino de Joinville venceram o 3º Concurso Nacional de Redação da Defensoria Pública da União 2017. Os participantes foram estimulados a escrever um texto com o tema “Mais Direitos, Menos Grades”. As informações são da Prefeitura de Joinville.
Cláudio Luiz Gouveia, 54 anos, aluno da Escola Municipal Amador Aguiar, venceu na Categoria I, que premiou a melhor redação entre estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e da modalidade Jovens e Adultos (EJA). “Eu escrevi sobre ‘reeducação trabalhista’ e que as pessoas devem evitar a discriminação depois que o detento sai da cadeia ao cumprir a pena”, conta Claudio.
Ele revela ainda que inicialmente não tinha vontade de participar do concurso. “A professora me convidou pra escrever, mas eu nem sabia o que era redação. Escrevi e perguntei o que podia melhorar. Em casa, também pedi ajuda pra família.” Depois de alguns dias ao receber o resultado do concurso, Claudio revela que ainda se sente emocionado. “Eu nem estou acreditando. É uma coisa tremenda que aconteceu na minha vida”.
Ainda na categoria I, o terceiro lugar ficou com a aluna Amanda Luiza Chawischi, 18 anos, da Escola Municipal Orestes Guimarães, do bairro Boehmerwald. Os dois estudantes da rede municipal são alunos da EJA, sendo que Amanda concluiu o 9º ano em 2017.
O vencedor do primeiro lugar irá receber um tablet e os demais ganham medalhas. A cerimônia de premiação será nesta sexta-feira (23), às 14h, na sede da Defensoria Pública da União em Joinville. O 3º Concurso de Redação teve 6.607 redações inscritas em todo país.