Escolas da rede municipal de ensino de Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, recebem nesta quarta e quinta-feiras, dias 30 e 31, a equipe da Rumo, concessionária da linha férrea, para oficinas sobre educação ambiental e segurança ferroviária. Aproximadamente 200 estudantes das escolas Rodolpho Dornbusch e Alberto Bauer, devem participar das atividades.
Até agosto desse ano, foram beneficiadas mais de 2.000 crianças e jovens pelo programa. A expectativa é que sejam atendidos 4 mil alunos até o fim do ano.
As apresentações e brincadeiras das oficinas difundem mensagens que parecem simples, mas são importantes e podem preservar muitas vidas. Em uma das brincadeiras, conhecida como Corrida dos Trens, locomotivas de brinquedo avançam sobre um tabuleiro a cada mensagem sobre como evitar acidentes em ferrovias. As atividades buscam evitar acidentes ferroviários e promover uma relação mais harmoniosa entre a comunidade e o meio ambiente.

Jogo de tabuleiro gigante envolve estudantes: segurança e meio ambiente | Foto Divulgação/OCP
O Programa de Educação Ambiental da Rumo busca aliar a ideia de uso responsável e cuidado com a natureza com informações sobre segurança ferroviária. De acordo com o responsável pela área socioambiental da Rumo, André Petick Dias, as atividades auxiliam na conscientização nas escolas e impactam, também, a comunidade. “Conseguimos registrar uma diminuição de ocorrências relacionadas a práticas inseguras nos locais por onde realizamos o programa, o que nos motiva a levar a atividade a cada vez mais cidades”, explica.
Sobre a Rumo
A concessionária administra 12 mil quilômetros de malha ferroviária, mil locomotivas, 25 mil vagões e mais de 13 mil funcionários diretos e indiretos.
*Com informações da assessoria de imprensa