Estudante representa Florianópolis em competição de robótica no Canadá

Gabriel frequentou a Escola Básica Municipal Albertina Madalena Dias, na Vargem Grande | Foto PMF/Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

25/02/2019 - 11:02 - Atualizada em: 25/02/2019 - 11:19

Gabriel Dias de Azevedo Studzinski fazia história desde criança. Com o apoio dos pais, iniciou na educação infantil já alfabetizado, pois sempre foi observador, focado e interessado nos estudos. Aos nove anos, Gabriel foi vencedor do Concurso de Redação da Guarda Municipal de Florianópolis. No período de 2013 a 2016, dos 12 aos 15 anos, realizou as provas da OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, sendo agraciado com a medalha de bronze em 2013 e 2014, e com menção honrosa nos anos de 2015 e 2016.

Estudante da rede municipal de ensino de Florianópolis durante todo o período do ensino fundamental, Gabriel frequentou a Escola Básica Municipal Albertina Madalena Dias, na Vargem Grande, onde teve a oportunidade de aprimorar seu interesse e conhecimento. Hoje, com 17 anos, estuda no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), e em abril, juntamente com sua equipe, estará representando o estado de Santa Catarina em uma competição de robótica na cidade de Quebec, no Canadá.

Gabriel, a mãe Simone e sua família | Foto PMF/Divulgação

Simone Dias de Azevedo é mãe de Gabriel e professora auxiliar de educação especial da rede municipal de Florianópolis. Segundo ela, o filho sempre teve apoio da direção, professores e colaboradores da escola onde estudou. “Estamos certos que a capacitação do corpo docente, os métodos de ensino e a acolhida da escola foram fundamentais para o desenvolvimento estudantil do Gabriel”, relata Simone.

Processos seletivos e vitórias

Nos dois últimos anos, Gabriel se dedicou a estudar para o processo seletivo no IFSC. Sua inscrição foi pelo sistema de cotas para escolas públicas, e devido ao excelente desempenho, ficou classificado dentro da ampla concorrência. Iniciou o ensino médio no IFSC em 2017, no curso de Eletrotécnica.

Gabriel estuda no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) | Foto PMF/Divulgação

No final de 2017, Gabriel passou por mais um processo seletivo, dessa vez para o projeto de robótica do curso. Porém, não foi aprovado. Mesmo fora da equipe, Gabriel se prontificou a ajudar na transmissão da competição de robótica de 2018, que aconteceu em março, em Nova York, Estados Unidos. Com o auxílio de Gabriel, a instituição foi pioneira na transmissão ao vivo do campeonato em português e em tempo real. Dois meses depois, por seu esforço e dedicação, o estudante recebeu uma carta convite para fazer parte da equipe de robótica.

Os conhecimentos adquiridos por Gabriel no Curso EDUCOM, projeto no contraturno para os estudantes da rede municipal de Florianópolis foram primordiais para que ele conquistasse seu lugar nessa equipe.

Gabriel e sua equipe, FRC 5800 Magic Island Robotics Team | Foto PMF/Divulgação

O próximo desafio

A competição de robótica acontece todos os anos e reúne alunos de até 17 anos do mundo todo. Em janeiro, as equipes receberam, via internet, o desafio da competição e, desde então, se reúnem diariamente para cumprir o desafio de construir um robô. A equipe de Gabriel chama-se FRC 5800 Magic Island Robotics Team (Time de Robótica da Ilha da Magia).

Com tudo pronto, os estudantes sairão de Florianópolis rumo ao Canadá no dia 1º de abril de 2019 e retornarão no dia 12 do mesmo mês. Além da competição de robótica, a equipe está concorrendo ao Prêmio Chairman’s, que reconhece o trabalho das equipes na comunidade, disseminando a robótica e a STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Gabriel e a equipe da EBM Albertina Madalena Dias, onde estudou | Foto PMF/Divulgação

Orgulho internacional

De acordo com o secretário de Educação de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira, toda a rede municipal de ensino está orgulhosa de ter feito parte da trajetória de sucesso de Gabriel. “Devemos parabenizar todos os jovens, que assim como Gabriel, transformam a dedicação aos estudos em oportunidades de vida”, finaliza.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?