O jaraguaense Vinicius de Moraes, de 19 anos, está na final da Shell Eco-marathon, uma competição realizada anualmente que desafia os jovens a encontrar soluções sustentáveis e inovadoras para os veículos de transporte.

Vinicius está no primeiro ano do curso de engenharia mecânica da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Junto de sua equipe, o estudante chegou a etapa mundial da disputa após desenvolver um projeto de descarbonização do transporte rodoviário de carga.

O trabalho foi apresentado para uma banca de jurados por videochamada e venceu a etapa das Américas.

Vinicius conta que ele e os colegas já participam há alguns anos da competição realizada pela Shell.

"Em 2020, por causa da pandemia, eles mudaram o campeonato e propuseram quatro desafios. Nós, da equipe Eco Octano, formulamos uma solução para todos, mas com este de diminuir a poluição do transporte de cargas chegamos à final", relata.

Apresentação do projeto | Foto Divulgação

Junto do grupo brasileiro, concorrem ao prêmio de 1.500 dólares um time de estudantes irlandês e outro indiano.

"Todo o dinheiro que recebermos vai para o caixa da equipe, assim conseguiremos produzir novas tecnologias e competir novamente ano que vem", aponta o estudante.

Na final, metade da nota é decidida pelos jurados e outra metade pelo público, através de votação pelo site da Shell. Os votos podem ser dados até segunda-feira (23).

Como votar

Clique neste link, selecione a equipe brasileira e preencha seus dados com nome e e-mail.

 

 

Telegram Jaraguá do Sul