Moradores de Brusque têm enfrentado problemas com desabastecimento de água nos últimos dias, devido à falta de chuvas na região. Os bairros afetados são Cedro Alto, Dom Joaquim, Ribeirão do Mafra e Tomaz Coelho.

Para amenizar os transtornos, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque está disponibilizando caminhões-pipa. Outra medida que será realizada é a captação de água do rio Itajaí-Mirim. Para viabilizar a retirada, o Samae instalará, num período de 60 dias, uma nova bomba nas imediações da Cristalina.

Foto: Divulgação

 

“Com a bomba vamos levar água para o Sistema de Dom Joaquim para que seja tratada e distribuída. Só que isso demanda um certo tempo, pois precisamos construir um duto pelo meio do mato em mais de um quilômetro e reforçar a energia elétrica. Essa medida vai amenizar o problema, até que tenhamos a Estação da Cristalina pronta”, explica o diretor-presidente da autarquia, Dejair Machado.

De acordo com ele, cerca de 10 caminhões-pipa estão sendo disponibilizados diariamente nas regiões afetadas. “Estamos fazendo o possível. São 150 mil litros/dia, pois cada caminhão transporta 15 mil litros, além de um caminhão com 5 mil litros para chegar nos lugares mais altos”, detalha.

Quer receber as notícias no WhatsApp?