Estado pede que municípios intensifiquem a campanha de vacinação contra Covid-19

Foto Tânia Rego/Agência Brasil

Por: Elissandro Sutil

05/03/2021 - 11:03 - Atualizada em: 05/03/2021 - 11:13

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), emitiu uma nota de alerta aos municípios catarinenses com algumas recomendações para que a campanha de vacinação contra a Covid-19 seja intensificada em todo o estado.

De acordo com o documento, os municípios devem definir estratégias para que, a partir do recebimento de nova remessa de doses, seja dada imediata continuidade à aplicação das vacinas nos grupos prioritários elencados no Plano Estadual de Vacinação.

O principal objetivo é acelerar a campanha em todo o estado.

“O estado tem recebido pequeno quantitativo de doses, mas elas têm vindo com certa frequência, praticamente todas as semanas, portanto essas doses não podem ficar paradas. A nossa orientação é para que elas sejam aplicadas assim que chegarem aos municípios. Caso um município encerre a vacinação nos idosos com 80 ou mais, por exemplo, tem autonomia para iniciar a vacinação nos idosos com 79 anos, 78 anos e assim sucessivamente”, explica a gerente de imunização da Dive, Arieli Fialho.

Estratégias de vacinação

No documento, são citados alguns formatos de organização para acelerar a aplicação e cumprir as medidas de prevenção.

Algumas opções são a ampliação do horário de atendimento ou oferecimento de horários alternativos para vacinação; a realização de atendimento domiciliar para pessoas com dificuldade de locomoção; aplicação no esquema drive-thru, e a busca ativa nos grupos prioritários que apresentam baixa cobertura.

 

Com informações da assessoria de imprensa