Estado determina suspensão de cirurgias de média e alta complexidade em hospitais privados de SC

Foto: Mauricio Vieira/Secom

Por: Felipe Elias

23/03/2021 - 16:03 - Atualizada em: 23/03/2021 - 16:40

O Governo de Santa Catarina publicou uma portaria que determina a suspensão dos procedimentos cirúrgicos eletivos de média e alta complexidade realizados nas clínicas e hospitais privados em todo o estado.

A portaria 328, assinada pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, suspende os procedimentos até o dia 31 de março. Em hospitais públicos e administrados por Organizações Sociais, as cirurgias já haviam sido suspensas anteriormente.

A medida é uma forma de possibilitar maior oferta de leitos para o combate à pandemia de Covid-19, diante do cenário de transmissão acelerada da doença e do aumento do número de confirmados e internações hospitalares. Além disso, fornecedores vêm tendo dificuldades em cumprir com os quantitativos e prazos de entrega de medicamentos como sedativos, anestésicos intravenosos e bloqueadores neuromusculares aos serviços de saúde.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a suspensão se refere a todos os procedimentos cirúrgicos realizados sob anestesia geral ou que demandem uso de sedativos e anestésicos intravenosos no transoperatório ou que impliquem em reserva de leito de UTI.

Os procedimentos cirúrgicos de urgência ou “tempo-sensíveis” – quando a não realização pode deixar sequelas – permanecem autorizados.