Estado conquista habilitação de novos leitos de UTI, 10 deles para o São José
Estado conquista habilitação de novos leitos de UTI, 10 deles para o São José

Uma portaria do Ministério da Saúde (MS) publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira, 24, habilitou mais 46 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento de pacientes de Covid-19 em Santa Catarina.

As habilitações atendem quatro unidades hospitalares pelo período de 90 dias.

O Governo do Estado solicitou a habilitação de novos leitos para unidades catarinenses.

Em reunião virtual realizada na semana passada, o governador Carlos Moisés, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, e o secretário Executivo de Articulação Nacional, Lucas Esmeraldino, apresentaram detalhes das medidas de enfrentamento adotadas em Santa Catarina a representantes do Governo Federal e destacaram a necessidade de novas habilitações para atendimento da população.

“A conquista de mais habilitações é fruto do trabalho sério que temos feito em Santa Catarina. Uma das nossas prioridades no enfrentamento à pandemia é reforçar e ampliar a rede pública de atendimento aos pacientes, por isso, já foram criados 502 novos leitos de UTI. A habilitação por parte do Ministério da Saúde é um passo fundamental neste processo para garantir atendimento aos pacientes em todas regiões catarinenses”, destaca o governador.

A portaria 1629 garantiu a habilitação de 11 leitos de UTI para o Hospital Municipal Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, 15 para o Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, 10 para o Hospital São José, de Criciúma, e outros 10 para o Hospital Florianópolis, na Capital.

Com isso, será repassado um total de R$ 6,624 milhões para essas unidades hospitalares.

A habilitação tem validade de 90 dias para atendimento exclusivo a pacientes de Covid-19.

Os recursos serão disponibilizados aos municípios e Estado de Santa Catarina em parcela única.

Por cada diária do leito serão pagos R$ 1,6 mil, o dobro do que normalmente é repassado.

“As habilitações representam reforço para hospitais catarinenses. A equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde está focada em garantir a ampliação e habilitação de leitos de UTI, garantindo assim o pleno acesso da nossa população aos serviços de saúde”, completa o secretário André Motta Ribeiro.


Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul